Compete à Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação:
- coordenar, planejar, gerenciar, promover, executar e controlar as atividades relacionadas à implantação e ao uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito da Secretaria;
- definir estratégias de curto, médio e longo prazo para o uso de TIC com a avaliação dos impactos e resultados alcançados, promovendo a integração e o alinhamento com as estratégias organizacionais;
- promover o planejamento estratégico de TIC, avaliando e aprovando os planos de ação, focando nos benefícios organizacionais e assegurando que sejam alcançados;
- elaborar, implementar e conduzir as políticas e diretrizes internas de TIC da Secretaria;
- promover a integração das atividades entre as demais unidades orgânicas e a área de TIC;
- identificar as necessidades de treinamento e capacitação da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, para nivelamento dos conhecimentos da equipe de trabalho;
- propor a execução de programas de treinamento do pessoal de TIC;
- subsidiar a direção superior da Secretaria das Cidades com informações para elaboração, controle da execução de políticas, diretrizes e planos para a tomada de decisões;
- elaborar projetos e acompanhar o cumprimento dos contratos na área de TIC da Secretaria;
- acompanhar o avanço da Tecnologia da Informação e Comunicação e suas aplicações;
- fomentar o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação em soluções voltadas ao suporte à tomada de decisões;
- assessorar internamente as unidades orgânicas da Secretaria em assuntos relacionados com TIC, seguindo as orientações do Governo e dos órgãos/entidades competentes;
- elaborar a proposta orçamentária anual e realizar a execução e o monitoramento das ações da LOA na sua área de atuação;
- exercer outras atividades correlatas.