Célula de Gestão Financeira – CEGEF
A Célula de Gestão Financeira da Coordenadoria Administrativo-Financeira da Secretaria das Cidades tem como competências:
- Acompanhar o desenvolvimento das atividades relacionadas às áreas de planejamento e orçamento, finanças e contabilidade;
- Administrar os recursos orçamentários e financeiros da Secretaria e entidades vinculadas junto ao Comitê de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (Cogerf);
- Elaborar, executar e acompanhar os instrumentos de planejamento relativos ao programa de Gestão e Manutenção;
- Realizar as solicitações de transposição, transferências ou remanejamento de créditos orçamentários, bem como descentralização orçamentária, encaminhando posteriormente à Secretaria de Planejamento e Gestão para providências;
- Cadastrar a proposta e ajustes orçamentários;
- Realizar no Sistema de Gestão Governamental de Resultados (S2GPR) execução orçamentária e financeira da Secretaria das Cidades, incluindo acompanhamento do saldo financeiro e orçamentário, cadastro de credores, programação financeira, proposta de empenho, empenho, liquidação e pagamento;
- Informar a Célula de Suporte Logístico as dotações orçamentárias para atender as solicitações de despesas;
- Providenciar o lançamento no Sistema de Gestão Governamental de Resultados (S2GPR) de Nota de Movimentação Financeira (NMF);
- Emitir relatórios gerenciais para subsidiar a Assessoria de Desenvolvimento Institucional;
- Preparar as conciliações bancárias e conferir diariamente os relatórios de pagamento dos Bancos credenciados;
- Reter e recolher os tributos aos órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal, bem como informar aos órgãos competentes;
- Prestar informações e esclarecimentos necessários às auditorias e tomadas de contas anuais;
- Subsidiar a Célula de Gestão de Pessoas com informações quanto ao preenchimento da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) e outras informações à Previdência Social;
- Verificar o atendimento das informações das obrigações fiscais dos processos aptos para pagamento;
- Recolher as cauções relativas a licitações;
- Conferir e organizar a documentação dos processos pagos para arquivamento;
- Consolidar informações para a produção de relatórios gerenciais.
Orientador de Célula: MARIA LENIRA PEREIRA
lenira.pereira@cidades.ce.gov.br
(85) 3207.2636