Eixo 1 – Infraestrutura

 

A Secretaria das Cidades está implantando as infraestruturas de maior porte para permitir a gestão de resíduos na região, através do Componente I do Programa Cidades II. Em cada consórcio, estão sendo implantadas as seguintes estruturas:

 

Central de Tratamento de Resíduos (CTR): unidade para tratamento e destinação final de resíduos oriundos dos municípios consorciados, contemplando: aterro sanitário para disposição de rejeitos; unidade de tratamento de resíduos de serviço de saúde (RSS), através de autoclavagem; unidade de tratamento de resíduos da construção civil (RCC), através de trituração; unidade de compostagem de resíduos orgânicos.

 

Estação de Transbordo de Resíduos (ETR): unidades de recebimento e armazenamento temporário de resíduos provenientes da coleta regular de municípios distantes mais de 25 km da CTR.

 

Central Municipal de Reciclagem (CMR): construídas em cada município, receberá resíduos com potencial de reciclagem e/ou reutilização secos e já segregados na fonte, ou seja, nos domicílios, realizando o pré-beneficiamento e a comercialização desse material e permitindo que seja disposto no aterro sanitário apenas rejeitos.

 

Após a construção, as estruturas devidamente licenciadas serão entregues para o uso do consórcio, ficando, a responsabilidade e o custo da operação, rateados entre os municípios beneficiados.

 
Voltar