Inclusão de Catadores de Materiais Recicláveis

Pró-Catadores

No final de 2012, a Secretaria das Cidades firmou convênio com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), vinculada atualmente ao Ministério do Trabalho, acessando recursos do Programa Federal Pró-Catador. O projeto inicialmente aprovado passou por algumas reformulações e hoje possui o objetivo de incluir, social e produtivamente, 1.320 catadores de materiais recicláveis em 94 municípios do Estado do Ceará. Espera-se alcançar as seguintes metas com a efetivação do projeto:

Atualmente, A execução do projeto está sob responsabilidade da Fundação ASTEF, vencedora do certame vinculado ao Termo de Referência Nº 001/2017  aqui).

Coleta Seletiva em Tauá

Com recursos do FDID (Fundo de Defesa dos Direitos Difusos), a Secretaria das Cidades promoveu, em 2017, ações para o planejamento da coleta seletiva com a inclusão de catadores em oito municípios da região oeste do Estado do Ceará. Dentre as realizações deste projeto estão:

O Plano Regionalizado encontra-se disponível aqui e os equipamentos serão distribuídos em 2018.

Catadores e a Gestão Integrada de Resíduos

A Secretaria das Cidades também realiza atividades com catadores buscando a inserção destes nos projetos de gestão integrada de resíduos em implantação nos consórcios de Sobral e Limoeiro do Norte.