Programa Águas do Sertão

 

Programa de Saneamento Básico para localidades Rurais no Estado do Ceará: Adaptação à Mudanças Climáticas (Programa Águas do Sertão).

 
O Programa Águas do Sertão (PAS) é um programa de saneamento básico para localidades rurais do Ceará que tem por objetivo reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a resiliência da população rural do Estado às secas e escassez de água, melhorando as condições de saúde e qualidade de vida por meio de soluções de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

 
O Programa é financiado por recursos do Governo do Estado do Ceará, de crédito externo junto ao Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW) e por recursos do Latin American Investment Facility (LAIF) da União Europeia. A implementação do Programa é feita pelo Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades (SCidades), com apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) e do KfW

 

São objetivos específicos do Programa Águas do Sertão:

 

 

Investimentos:
 
Valor do financiamento (EUR): 50.000.000,00
Valor de Contrapartida (EUR): 12.500.000,00
Valor total (EUR): 62.500.000,00
 

O Programa Águas do Sertão está estruturado em quatro componentes:
 

 

Componente I: Abastecimento de Água

 
No âmbito desse programa esse componente contempla:

 

Os sistemas devem cumprir, em geral, com as características mínimas estabelecidas no PLANSAB. O Programa financiará sistemas de fornecimento de água potável por rede de distribuição com captação de água subterrânea ou superficial (rio, lago, etc.), com canalização interna nas casas e, em princípio, sem intermitências.
 
Todos os sistemas devem ser construídos dentro do padrão construtivo (conhecido como “Padrão Rural”), e deverão preferencialmente ficar sob a gestão do SISAR em conjunto com as associações comunitárias e, inclusive os existentes que serão reabilitados, devem conter macro e micro medidores. Durante a preparação e implementação das obras desse componente, medidas de mobilização social e educação sanitária serão realizadas.
 

 

Componente II: Esgotamento Sanitário

 

Como consequência da utilização da água, há geração de águas residuais (negras e cinzas) que podem poluir o solo, contaminar recursos hídricos e facilitar a disseminação de doenças de veiculação hídrica. No componente esgotamento sanitário, poderão ser financiadas as seguintes medidas:
 

 
Esse componente poderá contemplar até duas soluções e os custos operacionais para estes serviços deverão ser incluídos na tarifa mensal do beneficiado:
 

Deverão ser priorizadas as reabilitações dos sistemas que já estão implantados em comunidades filiadas ao SISAR e que já receberam alguma notificação do Ministério Público e Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMACE, solicitando melhorias e adequação à legislação ambiental e aquelas que se localizam em municípios de interesse turístico.
 
As tecnologias propostas/adotadas para soluções coletivas e individuais devem ser apropriadas às realidades geográficas e sociais e à possibilidade e disponibilidade de pagamento da população.
 
Em paralelo aos investimentos estruturais, serão realizadas intervenções estruturantes, investimentos em conhecimento, gestão e comunicação como conscientização da população sobre o uso correto das instalações, sensibilização em questões sanitárias, ambientais e associativismo, capacitação dos operadores dos serviços de esgotamento (rede, ETE, tratamento de lodo, etc.).
 

 

Componente III: Fortalecimento do modelo de gestão SISAR

 

Este componente contempla medidas de fortalecimento dos SISARs, das associações comunitárias relacionadas e do Instituto SISAR/Rede SISAR incluindo, entre outros:
 

 

Componente IV: Gestão e Implementação do Programa

 

O componente contempla os serviços de apoio à Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP-PAS) consistindo em: