Secretaria das Cidades participa da assinatura de termo que ampliará o abastecimento de água em comunidades rurais de 27 municípios cearenses

22 de junho de 2026 - 16:41

A Secretaria das Cidades participou, nesta segunda-feira (22), da assinatura do Termo de Compromisso para a ampliação dos sistemas de abastecimento de água em áreas rurais do Ceará. A iniciativa, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em parceria com o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) e 27 prefeituras municipais, prevê investimentos de R$ 4,79 milhões.

A ação beneficiará 8.904 famílias, o equivalente a mais de 33 mil pessoas, em 30 comunidades rurais de 27 municípios cearenses, contribuindo para a ampliação do acesso à água de qualidade e para o avanço da universalização do saneamento básico no Estado.

Presente na cerimônia, realizada no Palácio da Abolição, o secretário das Cidades, Negreiros Bastos, destacou o papel estratégico da pasta na articulação e no fortalecimento das políticas públicas de saneamento.

A Secretaria das Cidades tem papel fundamental na construção desse avanço, atuando na articulação com os municípios e no planejamento das ações que vão transformar a realidade das cidades cearenses. Essa parceria entre o Estado, as prefeituras, a Cagece e o Sisar reforça o compromisso do Governo do Ceará em levar mais qualidade de vida à população rural”, afirmou.

A iniciativa integra uma série de investimentos realizados pelo Governo do Ceará para ampliar a infraestrutura hídrica nas comunidades rurais. Desde 2023, já foram destinados mais de R$ 25 milhões para ações de abastecimento de água, beneficiando milhares de famílias em diversas regiões do estado.