Coordenadoria de Saneamento da SCidades participa de reuniões em Sobral

25 de janeiro de 2017 - 17:19

Nesta quarta-feira (25), o coordenador de Saneamento da Secretaria das Cidades, Alceu Galvão, participou de três reuniões no município de Sobral.

Uma das reuniões foi com o Ministério Público e o Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da região de Sobral, que envolve 14 municípios. A reunião teve o objetivo de tratar sobre o andamento das metas definidas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que foi assinado no mês de setembro de 2016 pelos municípios integrantes do consórcio. Dentre as ações, estão a abertura de edital para a implantação da Central de Tratamento de Resíduos (CTR), que vai até o dia 31 de janeiro. Também foram abordados a definição de modelo de gestão do consórcio e o andamento do trabalho de reciclagem na região.

2-- A segunda reunião da SCidades foi com a Secretaria da Infraestrutura do município de Sobral (Seinfra) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). O encontro teve o objetivo de orientar o SAAE sobre o conjunto de ações que ele deverá desenvolver ainda este ano para realizar a regulação e a melhoria da qualidade do serviço de água e esgoto, incluíndo a interligação às redes de esgoto e ações que fazem parte do Plano Municipal de Saneamento Básico dentro das possibilidades financeiras .

3--A outra reunião também foi com a Seinfra para discutir sobre a possibilidade de implantar um programa de monitoramento para a coleta regular de resíduos domiciliares. Na ocasião, a SCidades apresentou a Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Funcepe), instituição de pesquisa ligada a Universidade Estadual do Ceará (Uece), com o objetivo de ser uma instituição parceira da prefeitura de Sobral na viabilização do programa.