SCidades e Banco Mundial se reúnem para desenvolver nova plataforma web

8 de fevereiro de 2017 - 15:18

A Secretaria das Cidades está recebendo, do dia 06 a 10 de fevereiro, uma missão de Capacitação em Tecnologias da Informação para ser aplicada no Sistema de Informação de Água e Saneamento Rural (Siasar). Um dos objetivos da missão é desenvolver uma nova plataforma web, para ampliar e qualificar o funcionamento do Siasar, além de realizar os primeiros relatórios específicos para a plataforma 2.0.  A nova tecnologia tem previsão de ser implantada em 30 dias.

 missão siasar TI-- A capacitação está sendo ministrada pela empresa Oncase Soluções em Sistemas e por consultores do Banco Mundial. O curso tem como público os técnicos da área de tecnologia da informação da SCidades, além de profissionais da área de países como Espanha, Honduras, Costa Rica e Panamá.

O Siasar recebe financiamento do Banco Mundial em vários países e começou a ser desenvolvido no Ceará em 2016.  Uma das funções do sistema é o armazenamento de dados, para que se tenha um diagnóstico do saneamento nos municípios de zona rural, sendo útil para a tomada de decisões e o direcionamento dos investimentos.

Durante a missão também estão sendo realizadas reuniões do Banco Mundial com a Coordenadoria de Saneamento (Cosan) da SCidades para avaliar os resultados da implantação do projeto piloto do Siasar no município de Aracati. Além disso, estão sendo discutidas as medidas para a expansão do Siasar para outros municípios do estado, que deve ser iniciada em Russas.

No último dia da missão (10) acontecerá uma revisão dos trabalhos realizados, e também serão definido os próximos passos.

O SIASAR

O Siasar consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de saneamento rural de um país, sendo possível, entre outras funcionalidades, o monitoramento da cobertura, qualidade e sustentabilidade do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da região, o registro do desempenho dos prestadores de assistência técnica e a transferência de dados estatísticos, cruzando base de dados setoriais. A ferramenta, financiada pelo Banco Mundial, já é utilizada por outros países da América Latina como Costa Rica, Honduras e Peru.

O Ceará é o primeiro estado brasileiro a implementar o sistema. Em novembro de 2016, a Secretaria garantiu recursos na ordem de R$ 6 milhões, junto ao Ministério da Integração, para realizar a implantação do sistema em 125 municípios do Ceará em 2017 e 2018.