SCidades participa do VIII Seminário de Gestão dos Sisar’s e Centrais

25 de maio de 2017 - 16:35

A Secretaria das Cidades, por meio da Coordenadoria de Saneamento, participa nesta semana do VIII Seminário de Gestão dos Sisar´s e Centrais e do I Encontro Nacional de Gestores de Saneamento Rural. O evento acontece no município de Guaraciaba do Norte e segue até o dia 26 de maio.

A proposta do seminário é abrir a discussão de alternativas para a universalização, políticas públicas, apresentação de casos exitosos, como também mostrar e ratificar cada vez mais a importância e a referência que é o Sisar (Sistema Integrado de Saneamento Rural), como um modelo exitoso e uma experiência internacional relevante. O evento conta com a participação de representantes de mais de dez estados da Federação.

A Secretaria participa apoiando e apresentando aos participantes as etapas e os encaminhamentos que estão sendo realizados em torno da Política Estadual de Saneamento Básico (Política Estadual de Água e Esgoto).

O coordenador de Saneamento da SCidades, Alceu Galvão, explica a importância do evento “esse encontro é um marco no setor de saneamento rural. Essa política tem um cuidado especial com relação ao saneamento rural e se encontra dentro das ações estruturantes da secretaria, além disso também colocamos um conjunto de outros trabalhos que vem sendo realizados pela secretaria notadamente os empréstimos e o apoio por meio do banco KFW com relação ao Ceará IV”, frisou.

IMG 4392.1

Siasar

O Sistema Integrado de Saneamento Rural (Siasar) consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de saneamento rural de um país, sendo possível, entre outras funcionalidades, o monitoramento da cobertura, qualidade e sustentabilidade do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da região, o registro do desempenho dos prestadores de assistência técnica e a transferência de dados estatísticos, cruzando base de dados setoriais.

O Sistema de Informação sobre Água e Saneamento Rural, a partir da sua adesão e implementação no Estado, possibilita que gestão de saneamento tenha acesso a dados e diagnósticos essenciais ao planejamento e priorização de ações, permitindo sobretudo a continuidade e efetividade dos investimentos realizados.