SCidades participa de projeto que estuda relação entre zika e saneamento

14 de novembro de 2017 - 16:03

Nesta segunda e terça-feira (13 e 14), a Secretaria das Cidades, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz),  a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) realizaram visita técnica em comunidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A visita faz parte de projeto, cofinanciado pela Fiocruz e pelo Newton Fund (Fundo Inglês), que tem o objetivo de estabelecer a relação entre os casos de zika com as precariedades em relação ao saneamento.

O estudo visa desenvolver capacidades para responder ou prevenir os impactos sociais da síndrome congênita do zika na RMF, além das outras arboviroses. A iniciativa está de acordo com a Lei n.º 162/2016, que institui a Política Estadual de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.

 A parceria entre o Brasil e a Inglaterra no projeto é realizada por meio do Institutional Links, que é operacionalizado pelo British Council (Conselho Britânico), e aceita propostas para um conjunto de atividades de cooperação entre instituições dos dois países. O programa é destinado a estabelecer conexões, expandindo oportunidades para colaborações mais sustentáveis e orientadas à solução de problemas