Governador lança programa Carteira de Motorista Popular Estudantil

6 de dezembro de 2017 - 14:19

O governador Camilo Santana lança às 9 horas desta quinta-feira (dia  7), no Palácio da Abolição, o programa Carteira de Motorista Popular Estudantil destinada aos alunos do nível médio da rede pública  estadual de ensino, inclusive da Educação de Jovens e Adultos – EJA presencial e semipresencial.

O critério para a seleção no programa tem por base a frequência (80 por cento) e a média do desempenho escolar. A relação dos nomes selecionados será elaborada pela Secretaria da Educação do Estado e  contemplará equitativamente os alunos de todas as escolas do ensino médio da rede pública.

Anualmente, 4 mil estudantes, nessas condições, serão beneficiados com o programa, que tem o investimento anual de R$ 6 milhões. Os selecionados participarão, de graça, de todo o processo de obtenção da  primeira CNH, categoria A ou categoria B, sem nenhum custo.

O objetivo do programa, além de incentivar os alunos a estudarem mais, é oferecer ao concludente do ensino médio da rede pública a oportunidade de contar com a CNH, que servirá para seus deslocamentos diários, seja no ingresso na faculdade ou no mercado de trabalho.

Devidamente habilitado, o concludente do ensino médio conduzirá seu veículo na via pública com o conhecimento sobre segurança no trânsito.

O programa consta do Decreto que regulamentou a Lei Estadual que instituiu o programa Carteira de Motorista Popular, em vigor desde 2009, e já selecionou mais de 200 mil pessoas, em aproximadamente 160  municípios cearenses. Mais de 100 mil já estão de posse da CNH categoria A ou categoria B. Anualmente, são destinadas 20 mil vagas para todo o estado.

 GERÊNCIA DO NÚCLEO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DO DETRAN-CE
Paulo Ernesto Serpa
(85) 3101.5813/5819/5823
(85) 98739-4259
paulo.ernesto@detran.ce.gov.br