Banco KFW ministra oficinas na SCidades sobre programa Águas do Sertão

11 de dezembro de 2017 - 10:19

O programa vai beneficiar cerca de 200 mil pessoas e tem previsão de implantação em 2018.

A Secretaria das Cidades recebe, de 11 a 13 de dezembro, consultores do Banco KFW para ministrar oficina sobre a implantação do programa Águas do Sertão. Na oportunidade, vão ser definidos os processos para iniciar o programa e as funções da SCidades, do Sistema de Saneamento Rural (Sisar) e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), que também estão presentes no evento.

O Águas do Sertão será realizado por meio de empréstimo de 62.5 milhões de Euros do banco KFW, sendo 12.5 milhões de contrapartida do Estado, por intermédio da Secretaria das Cidades, e tem como objetivo instalar sistemas de abastecimentos de água em comunidades rurais, além de reabilitar e melhorar o funcionamento de sistemas de esgotamento sanitários já existentes. O programa vai beneficiar cerca de 200 mil pessoas e tem previsão de implantação em 2018.

Dentre as pautas técnicas discutidas nas oficinas estão a atualização dos projetos já em carteira; visitas em campo; relatórios de visita; elaboração dos novos projetos; análise e aprovação dos projetos elaborados; desapropriações; outorgas; licenciamentos; arcabouços jurídicos; licitação; trabalhos sociais; fiscalizações; medições; pagamentos; entrega da obra; filiação ao Sisar

O secretário das Cidades, Jesualdo Farias, explica a importância do projeto “O Águas do Sertão não vai resolver todos os problemas, mas com certeza vai possibilitar um grande avanço na questão do saneamento rural no Estado”, afirma.

Coordenadora de Comunicação: Karla Camila- >  karla.camila@cidades.ce.gov.br-  (85)-3207.5249

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades

Patrícia Marinho-  > >  patricia.marinho@cidades.ce.gov.br  – – (85) 32075254

Melissa Campos–   > “>  melissa.campos@cidades.ce.gov.br-  (85) 32075254