Governo do Estado investe R$ 9,8 milhões em kits sanitários

11 de maio de 2011 - 15:37

p>Cerca de 187 mil imóveis no Ceará não possuem banheiro para uso de seus moradores. A situação é pior na zona rural, onde estão 138 mil dessas casas. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2009), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Fortaleza concentra 16 mil casas sem banheiro.

Para amenizar essa situação, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, irá construir, nos próximos dois anos, 11.156 kits sanitários. As obras deverão ser feitas pela Secretaria e pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), empresa vinculada à pasta. Está previsto um investimento total de R$ 9.828.020,00 para atender as famílias de baixa renda.

Nos últimos quatro anos, a Secretaria das Cidades já construiu 14.977 kits sanitários no Estado. Mais de 60 municípios foram atendidos, incluindo Fortaleza. Para isso, o Governo do Estado investiu, de 2007 ao ano passado, R$ 19.455.124,61 na construção, sendo R$ 9,14 milhões somente em 2010.

As obras são executadas com recursos do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop). Em média, os kits sanitários custam de R$ 1.500 a R$ 2.000 e incluem a construção do próprio banheiro. Pelo projeto, as prefeituras ou associações comunitárias firmam um convênio com a Secretaria das Cidades para definir a forma de execução das obras, que pode ser com licitação para contratação de empresa ou mutirão dos beneficiados.

DA LONA AO BANHEIRO

A casa de dona Francisca das Chagas, que mora na localidade de Canavieira, no município de Horizonte, é simples e tinha quase tudo. Mas faltava algo básico para a maioria dos brasileiros. Tinha um ‘banheiro réi’ de taipa, mas aí caiu, disse, mostrando um buraco fedorento cercado por uma lona azul.

Dona Francisca foi uma das beneficiadas pelo programa Kit Sanitário, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades. O projeto prevê pia, bacia sanitária, chuveiro, fossa de três anéis, caixa d’água e descarga. É destinado a moradias que não possuem estrutura para dar um destino adequado aos dejetos. Antes, a gente tinha aqui um negócio sujo. Agora, está mais limpo, mais agradável, reconhece ela, que mora com mais sete pessoas.

A alguns metros dali, o aposentado Carlos Roberto aguarda a construção já garantida para a próxima remessa. Ele, que tem dificuldade de locomoção, usa o banheiro da vizinha, por não possuir a estrutura no seu casebre de taipa.

O reconhecimento dessas condições é feito por associações de moradores ou prefeituras, que encaminham as documentações necessárias. É preciso apresentar, também, croquis do terreno com a marcação das residências beneficiárias e relação nominal com o perfil sócio-econômico das famílias beneficiárias.

A presidente da Associação Beneficente Comunitária de Canavieira, Marli Xavier Pinheiro, explica que muitas são as necessidades, mas que, aos poucos, com o programa do Governo, está se invertendo o quadro de falta de estrutura e higiene na localidade. Havia lugares em que era o fogareiro aqui no chão e os dejetos ao lado. A gente vê a felicidade das pessoas, porque é o mínimo que alguém pode querer, afirma.

Somente no local, foram construídos 15 banheiros e estão sendo aguardados mais 15 para este semestre. Cada estrutura dessa custa R$ 2 mil para o Estado.

Imóveis sem banheiro

Ceará

187 mil residências não possuem banheiro (total)

138 mil residências não possuem banheiro (zona rural)

49 mil residências não possuem banheiro (zona urbana)

12 mil residências precisam dividir o uso de banheiro com um ou mais imóveis.

Fortaleza

16 mil residências não possuem banheiro (total)

12 mil residências não possuem banheiro (zona urbana)

4 mil residências não possuem banheiro (zona rural)

5 mil residências precisam dividir o uso do banheiro com um ou mais imóveis.

Fonte: IBGE/PNAD

Secretaria das Cidades

Márcio Teles/Giselle Dutra

Tel: (85) 3101-4462