Cajuína vira sustento para famílias em Beberibe

7 de outubro de 2011 - 15:50

p>

Famílias da comunidade de Palmeira, em Beberibe,estão utilizando o caju, matéria-prima abundante na região, para gerar renda afamílias que trabalham em regime de associativismo e, também, para acomunidade. Depois do apoio do Governo do Estado do Ceará, a cajuína produzidana Associação Comunitária dos Moradores de Palmeira ganhou espaço nasprateleiras do comércio local e também na merenda das escolas do município deBeberibe.

Com o suporte da Secretaria das Cidades e recursos doFundo Estadual de Combate a Pobreza (Fecop) e do Banco Nacional deDesenvolvimento Econômico Social (BNDES), a produção de cajuína e vinho decaju, um costume que existe há mais de 40 anos, passou a ser feita de modo maisprofissional.

Desde 2008, a comunidade conta com um prédio e todo o maquinárionecessário para o início da produção da cajuína. A produção melhorou e aumentoua renda dos sócios da associação, gerando dessa forma uma empregabilidade quegarante o sustento de pelo menos dez famílias. A estrutura foi conseguida pormeio do I Edital de Arranjos Produtivos Locais (APL?s).

O trabalho de produção da cajuína vai muito além dosustento das famílias. Requer, segundo dona Maria Estela, 60 anos, muitocarinho e vocação de quem produz. Segundo ela, produzir cajuína é uma herançadeixada pelos seus avós. ?É algo que mexe com o sentimento das pessoas. É umatradição que não se perde com o tempo. Realmente todo o trabalho manual exigeuma habilidade e, muito mais que isso, exige o calor humano, delicadeza docuidado, afinação da experiência?, diz.


Produção dacajuína

            A AssociaçãoComunitária dos Moradores de Palmeira produz 180 litros de cajuínapor dia. O produto pode ser encontrado no comércio local, mas a prioridade é ofornecimento às escolas públicas para o consumo na merenda escolar.    

           Amatéria-prima é adquirida na própria comunidade. As caixas com caju sãovendidas por cerca de R$ 8. Toda manhã o material chega. Com isso, é iniciado otrabalho.

                Opasso a passo da produção de cajuína da associação de moradores mistura tradiçãoe modernidade. O processo é quase todo artesanal, mas passa por cozimentoindustrial.

             Apósretirarem o suco, chamado lá de ?vinho? do caju, a aglutinação é feita a partirda mistura com gelatina natural. O material segue para uma tripla filtração e éengarrafado. A última etapa é o cozimento que dura, em média, 4 horas.

 

 

Secretaria das Cidades

Assessoria de Comunicação

Ana Cris Cavalcante / Márcio Teles

Tel: (85) 3101-4462 e (85) 8603-0369

www.cidades.ce.gov.br

@scidades

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;