Coordenadoria de Saneamento

2 de dezembro de 2011 - 18:53

A Coordenadoria de Saneamento (Cosan) é responsável pela aplicação da política nacional de saneamento básico, com atuação nos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, assim como na administração de resíduos sólidos e drenagem urbana. A Cosam é a ligação da Secretaria com os 35 municípios do Estado que possuem Sistemas Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs), órgãos das prefeituras, e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), vinculada da Secretaria e que oferece os serviços de saneamento nos demais 149 municípios.

Cabe à unidade a implantação de aterros sanitários regionalizados consorciados, contribuindo para o planejamento regional e a implementação de medidas que visem à melhoria da qualidade de vida das populações e a preservação ambiental, principalmente pelo papel articulador que desempenha. A previsão é de que sejam formados 23 consórcios públicos. Oito deles já estão concluídos e os demais em fase de formação,  através da atuação direta do Estado.

Há, ainda, quatro consórcios que foram formados diretamente pelas prefeituras municipais envolvidas e três aterros existentes na região metropolitana de Fortaleza, que funcionam através de um Termo de Cessão de Uso.