Habitação: empreendimento abrigará 5.500 famílias

20 de janeiro de 2012 - 10:28

O secretário das Cidades, Camilo Santana, acompanhado do secretário adjunto, Eugênio Rabelo, participou nesta quarta-feira (4), de reunião para discutir e apresentar o empreendimento do Minha Casa Minha Vida II, que receberá as famílias desapropriadas pelo Estado, entre elas, nas áreas para a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). A reunião aconteceu na Seinfra e foi acompanhada pelo secretário Adail Fontenele, técnicos do Metrofor e da Semace.

O empreendimento será construído no bairro José Walter e contará com 5.500 unidades habitacionais. Serão apartamentos de 43 metros quadrados. O residencial também contará com áreas comerciais, paisagismo, equipamentos sociais, entre outros. A expectativa é de que a obra tenha início no próximo mês de abril. Para cada unidade habitacional, o Governo do Estado aportará R$ 5 mil, além da garantia da infraestrutura básica de saneamento.

Para o complexo habitacional serão transferidas, além das famílias que residem na faixa de implantação do VLT, famílias que já vivem no terreno onde a obra será erguida e famílias que moram em áreas de risco, no trecho 0 do Rio Maranguapinho.

De acordo com a Seinfra, a previsão é de que o processo licitatório e o processo de licenciamento ambiental do VLT, sejam concluídos até o fim de janeiro. Serão aproximadamente 2 mil famílias removidas.

O projeto prevê investimentos da ordem de R$ 160 milhões. Desses, R$ 90 milhões serão destinados ao pagamento das indenizações. Os moradores cujos imóveis passem por intervenções, serão indenizados da seguinte forma: para os imóveis que terão parte utilizadas no projeto, o Governo indenizará pela parte utilizada; para os imóveis que serão utilizados em sua totalidade e cuja avaliação seja de até R$ 40 mil, as famílias receberão R$ 40 mil e mais um apartamento de 52 metros quadrados, quitado, em um empreendimento do Minha Casa Minha Vida, no bairro José Walter; já para os imóveis com valor superior a R$ 40 mil, o Governo pagará a indenização do valor avaliado e a família terá direito a um apartamento, com uma prestação de R$ 50.

VLT

O Ramal vai ser operado com Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e fará a conexão ferroviária de 12,7 quilômetros entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe. O Ramal passará por 22 bairros da cidade e beneficiará 90 mil passageiros por dia.

(comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 32075262/ 86030569)
Priscila Teixeira