Rio Maranguapinho integra “Melhores Práticas” do PAC

29 de março de 2012 - 12:10

 

A ideia é promover a divulgação das boas iniciativas que compõem o programa federal

O Projeto Rio Maranguapinho desenvolvido pela Secretaria das Cidades, em Fortaleza, foi inscrito no plano de elaboração de um acervo de empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC – Habitação). A ideia desta campanha é promover a primeira premiação das “Melhores Práticas” das concepções que integram o PAC, além de editar uma publicação com os principais dados e imagens dos projetos que compõem o programa.

O Governo Federal por meio do PAC vem dando ênfase à melhoria das condições de moradia daqueles que vivem em situações inadequadas, com a continuidade dos investimentos nos programas e ações de urbanização de assentamentos precários. Os empreendimentos do projeto Rio Maranguapinho são um dos objetos selecionados para avaliação e posteriormente de divulgação dos resultados já alcançados.

Para o secretário das Cidades, Camilo Santa, o objetivo desta premiação é valorizar a iniciativa de todos os órgãos que integram o programa federal, a fim de enfrentar o desafio de lidar com a complexidade da questão urbana. “Propostas de intervenções em áreas ocupadas em áreas de risco, de fragilidade ambiental, de vulnerabilidade social, entre outros, são algumas das realidades transformadas pelo Maranguapinho”, afirma Camilo.

Projeto Maranguapinho

O projeto Rio Maranguapinho, maior intervenção urbana do País, está beneficiando cerca de 350 mil pessoas de Fortaleza e de Maracanaú. Estão sendo executadas obras de dragagem, construção de conjuntos habitacionais, urbanização das margens do rio e barragem de contenção do rio para evitar alagamentos. Ao todo, estão sendo investidos R$ 454.076.102,18, do Governo Federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e do Governo do Estado.

 

29.03.2012
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207-5249
Luan Herculano