Aterro Regional do Cariri já está em fase de licenciamento

19 de junho de 2012 - 10:25

Com investimento da ordem de R$ 20 milhões, o Aterro Regional do Cariri encontra-se hoje em processo de licenciamento ambiental na Semace – onde está sendo analisado o EIA RIMA. Em seguida, o projeto do aterro será encaminhado para o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema). A instituição financiadora é o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird, o Banco Mundial). A Funasa também tem participação no fomento da obra. As informações são da Coordenadoria de Saneamento Ambiental (Cosam), da Secretaria das Cidades.

O coordenador da Cosam, Edmundo Olinda, informa ainda que o Aterro do Cariri tem conclusão prevista para o final de outubro deste ano, quando será submetido à aprovação do órgão financiador. “A etapa seguinte é a negociação do edital de obras e seu posterior lançamento para contratação da empresa que executará as obras”, complementou o coordenador.

Serão beneficiados 10 municípios da Região do Cariri. São eles: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Altaneira, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Como diferencial dos projetos, já está prevista a realização de um estudo de viabilidade para venda de créditos de carbono e aproveitamento dos gases para suprir o consumo de energia elétrica do aterro sanitário.

Assessoria de Imprensa da Scidades

comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249