Aprovada criação de carreira na Secretaria das Cidades

20 de julho de 2012 - 10:07

As ações compreendem medidas de fortalecimento e modernização no serviço público do Ceará

Com o objetivo de fortalecer e profissionalizar o serviço público no Ceará, o Governo do Estado aprovou, junto a Assembleia Legislativa, a realização de um concurso público efetivo e a criação de carreira para os servidores públicos estaduais, na Secretaria das Cidades. A pasta é hoje a Secretaria com o segundo maior volume de investimentos, conforme o Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP), do governo estadual. O montante de recursos é de aproximadamente R$ 1 bilhão e corresponde a 17,58% do volume total de investimentos do Estado que é de R$ 5,2 bilhões.

A criação da carreira Gestão Territorial Urbana será composta pelos cargos de Analista de Desenvolvimento Organizacional, com 16 cargos, e Analista de Desenvolvimento Urbano, com 28 cargos, com regime de 40 horas semanais, totalizando 44 cargos. Poderão compor o quadro da Secretaria, com o cargo de Analista de Desenvolvimento Organizacional os graduados em Administração, Ciências Contábeis, Economia e Estatística, Psicologia, e Tecnologia da Informação aprovados no concurso público. Para o cargo de Analista de Desenvolvimento Urbano, poderão participar os graduados em Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Agrônoma, Serviço Social, Sociologia e Geografia.

Conforme o titular da secretaria, Camilo Santana, várias medidas estão sendo adotadas para ampliar a capacidade técnica do órgão e oferecer serviços cada vez mais eficazes à população. “É importante que nós tenhamos profissionais capacitados exercendo funções com propriedade. Isso garante agilidade e zelo com o que é público”, justifica.

Também está em andamento, a realização de uma Seleção Pública Temporária, com 92 vagas para a Secretaria das Cidades. Com o processo seletivo a SCidades terá atendida uma demanda temporária, resultante de novas atribuições com o aumento do volume de trabalho. Os aprovados terão carga horária de 40 horas semanais e a eles se aplicarão os dispostos da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). A seleção terá validade de doze meses e pode ser prorrogada.

Estrutura

Outro destaque no processo de modernização pelo qual passa a Secretaria das Cidades está a nova estrutura organizacional. O órgão passou de 35 para 60 cargos. Entre eles, cargos de direção e gerência superior, assessoramento, execução programática e execução instrumental. A estrutura física será ampliada e modernizada.

Também foi instalada uma Comissão Permanente de Tomadas de Contas Especiais na própria Secretaria com o objetivo de monitorar e acompanhar o processo de celebração de convênios na instituição.

Vinculadas

Os órgãos vinculados à Secretaria, Cagece e Ideci, também receberão reforço nas suas estruturas. Para a Cagece, a SCidades aprovou a realização de concurso para preenchimento de 950 vagas. O último concurso para a Companhia tinha sido realizado há mais de 10 anos. Para o Ideci serão 20 novas vagas com a realização de uma Seleção Pública.

20.07.2012
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades