MCMV: famílias do município de Cruz recebem novas casas

31 de julho de 2012 - 18:31

A experiência de viver numa casa de taipa é a realidade de muitas famílias do interior do Estado. Casas improvisadas que chegam a abrigar de cinco a oito pessoas é o cenário real de muitos municípios cearenses. O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, está transformando a vida de 60 famílias do município de Cruz, no Litoral Leste. As comunidades são cadastradas no programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). A construção das unidades habitacionais recebe recursos da ordem de R$ 900 mil oriundos do Governo Federal e contrapartida do Estado.

O programa habitacional executado pela SCidades tem por finalidade substituir as moradias de taipa, por imóveis de alvenaria no Interior. Cerca de 109 municípios são atendidos pelo programa MCMV que já se prepara para a sua segunda fase de implantação no Estado.  As cidades com até 50 mil habitantes são o foco principal do programa federal, que mobiliza as prefeituras municipais a fim de realizar os cadastros das famílias.

Segundo o titular da Pasta, Camilo Santana, a prioridade da Secretaria das Cidades é trabalhar para garantir que famílias que vivem em situações precárias sejam atendidas pelo programa federal. “O Minha Casa Minha Vida está realizando uma nova configuração na realidade do nosso Estado. Famílias que antes moravam em barracos, eram assoladas pelas chuvas ou doenças. Hoje essas comunidades residem num imóvel de alvenaria”, afirma Camilo.

Famílias atendidas

O programa MCMV tem por objetivo apoiar os estados e municípios no desenvolvimento das ações integradas e articuladas que facilitem o acesso à moradia digna, voltadas ao atendimento de beneficiários cuja renda familiar não ultrapasse três salários mínimos.

31.07.2012
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249