Rio Maranguapinho: 1.212 famílias recebem novas moradias

26 de setembro de 2012 - 15:36

 

Durante a inauguração Cid Gomes e Camilo Santana autorizaram a construção de mais 1.974 unidades habitacionais

O secretário das Cidades, Camilo Santana, acompanhado do governador Cid Gomes, inaugurou nesta quarta-feira (26) o residencial Miguel Arraes, no bairro Jardim Jatobá, em Fortaleza. Ao todo são 1.212 unidades habitacionais destinadas às famílias que residiam em áreas de risco, nos trechos II e III às margens do rio Maranguapinho. No total foram investidos R$ 48 milhões na construção do empreendimento que é o quinto e maior residencial entregue pelo Governo do Estado. Ao todo são 13 conjuntos habitacionais que integram as ações do Projeto Rio Maranguapinho, considerado o maior complexo de urbanização do País.

O residencial inaugurado é composto por 101 torres. Cada piso possui quatro unidades habitacionais, totalizando 12 apartamentos por bloco. Cada casa possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro. O equipamento também conta com quatro quadras de esportes, praças com playground, seis ruas pavimentadas, rede de abastecimento de água, rede coletora de esgoto, rede elétrica nos apartamentos e rede de iluminação pública. Os moradores do Miguel Arraes terão a isenção da taxa de água pelo período de dois meses, junto a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece).

Inauguração 04De acordo com o titular da Pasta, cada entrega de um conjunto habitacional, é um momento especial para as famílias que recebem o imóvel, e uma satisfação para o governo estadual, em poder garantir uma moradia digna às famílias que viviam em pontos críticos de Fortaleza. “Com a entrega do residencial Miguel Arraes, cerca de 15 áreas de risco, da Capital, deixam de ser cenário para quase duas mil famílias. A cada inauguração podemos observar a ação de dignidade e cidadania que as comunidades experimentam ao serem realocadas”, observou.

Camilo ainda destacou que o projeto Rio Maranguapinho juntamente com o programa federal Minha Casa Minha Vida (MCMV) tem por finalidade transferir as famílias das margens do rio, assim como garantir um teto decente a quem não tem. “O nosso compromisso, enquanto Governo do Estado, é garantir que cada cearense que vive de aluguel, ou em locais sem condições de moradia, realize o sonho de obter a casa própria”, conclui. O secretário adiantou que até outubro mais duas ordens de serviços serão assinadas para a construção de mais 20 mil novas moradias. O Estado já entregou 16 mil unidades habitacionais e a previsão é de concluir mais 22 mil até 2014.

O governador Cid Gomes, iniciou seu discurso de inauguração parabenizando todas as famílias do novo residencial. Cid destacou a coragem e a luta das famílias que até pouco tempo enfrentavam de perto o drama de conviver com as enchentes e alagamentos causados com as cheias do rio Maranguapinho. “A realidade hoje é de festa e alegria. As chuvas e tempestades fazem parte de um passado, que só quem teve sua casa invadida pelo rio, e receio de não ter onde morar, sabem mensurar. Ainda precisamos construir muitas unidades habitacionais para atender todas as famílias que carecem de uma moradia digna”, arrematou. Cid anunciou para os moradores a construção de duas creches, uma escola de ensino fundamental e um posto de saúde, nas proximidades do residencial, a fim de atender as demandas das novas famílias.

Durante a inauguração o Governador anunciou que a barragem do projeto já está concluída e terá a função de regularizar as cheias do rio. “O projeto Rio Maranguapinho tem como objetivo resgatar os recursos naturais da Capital. Com a realocação das famílias serão construídas praças, parques esportivos, ou seja, verdadeiros polos de lazer que trarão de volta o convívio entre os moradores que vivem na extensão do rio Maranguapinho”, finalizou. Cid Gomes comunicou também o inicio das intervenções do rio Cocó, que teve seu processo de dragagem iniciado no último dia 19.

Inauguração 05O governador fez a entrega simbólica das chaves dos apartamentos a dois moradores do residencial, ao idoso João Batista de Souza de 82 anos e a dona de casa Marilena da Silva Melo. A moradora Maria Lúcia dos Santos falou em nome de todos os beneficiados. “Agradeço primeiramente a Deus, ao Governo do Estado e a todas as pessoas que se preocuparam e trabalharam para retirar as famílias que moravam em pontos de risco. Resta agora que cada um respeite e zele pela casa nova. Devemos cuidar pelo o que é nosso!”, afirmou a moradora.

Residenciais

Cid Gomes também assinou as Ordens de Serviço para a construção de mais três residenciais que compõem o projeto Maranguapinho. Ao todo serão investidos R$ 60 milhões na construção de mais 1.974 unidades habitacionais. Juntos os conjuntos habitacionais, Itamar Franco, Zilda Arns e José Alencar atenderão famílias da grande Fortaleza e Região Metropolitana.

Esgotamento Sanitário

Ainda na solenidade o governador inaugurou duas ampliações do sistema de esgotamento sanitário da margem direita da Sub-Bacia do Rio Siqueira – conhecido também como Rio Maranguapinho – (SD7 e SD8). Com a implantação do sistema sanitário, mais 20 mil casas de 14 bairros da Capital serão atendidas com as ampliações de esgotamento sanitário.

Rio Maranguapinho

O projeto Rio Maranguapinho tem como área de intervenção a Região Metropolitana de Fortaleza, mais especificamente os municípios de Fortaleza, Maranguape, Maracanaú e Caucaia.

São intervenções que inclui obras de controle e amortecimento de ondas de cheias, dragagem do rio, obras de urbanização e saneamento e obras de habitação popular.

26.09.2012
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br/ 85 3207.5249 / @scidades
Luan Herculano