Produção artesanal gera renda às famílias de Tianguá

4 de outubro de 2012 - 15:48

 

São 20 famílias beneficiadas com os investimentos recebidos pela Secretaria das Cidades

A  Associação Comunitária do Valparaíso, no município de Tianguá, encontrou na produção artesanal, sustento para mais de 20 famílias da cidade. A comunidade foi contemplada pela Secretaria das Cidades, por meio do II Edital de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs). O programa que aporta recursos do Fundo Estadual de Combate a Pobreza (Fecop) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) investiu mais de R$ 120 mil em ações de apoio aos empreendedores.

O grupo, organizado por uma comunidade de moradores de Tianguá, foi criado para a realização de capacitação, com o apoio da SCidades, construíram um centro de artesanato, adquiriram máquinas, equipamentos e uniformes, bem como executaram o plantio de 1.000 mudas de árvores nativas, a fim de gerar capital de giro para os associados.

A expectativa dos produtores é elevar a renda média anual dos artesãos em 20%, ou até mesmo em 50%. A entidade também pretende ampliar o número de artesãos do grupo produtivo em 40%, a fim de integrar as ações dos projetos de artesanato, cultura e turismo, assim como melhorar a infraestrutura produtiva da região.

Para D. Carmem, uma das associadas, um dos resultados imediatos, foi o aumento da produtividade, melhoria na qualidade do produto. ”As ações desenvolvidas pelos APLS promovem a sustentabilidade econômica, a melhoria da qualidade de vida, o resgate da auto-estima, o fortalecimento da identidade cultural e a preservação da agro-biodiversidade no município de Tianguá”, afirma a empreendedora.

 04.10.2012
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207-5249