Projeto Dendê terá investimentos de aproximadamente R$ 115 milhões

16 de outubro de 2012 - 09:49

 

Serão atendidas cerca de 5 mil famílias da Comunidade do Dendê, em Fortaleza

A Comunidade do Dendê, em Fortaleza, será beneficiada com o Projeto Dendê, executado pela Secretaria das Cidades (SCidades). O projeto prevê a recuperação da faixa de proteção do Mangue do Rio Cocó, através de ações de urbanização e regularização de assentamentos precários, bem como construção de novas unidades habitacionais.  Os investimentos chegam a R$ 115 milhões e beneficiarão cerca de 5 mil famílias.

Entre as ações previstas, estão a regularização fundiária da área de intervenção e reassentamento; construção de habitações no Residencial Dendê, para o reassentamento das famílias originárias da Área de Proteção Permanete do Rio Cocó e das áreas onde haverá alargamento e abertura de vias; execução de obras de infraestrutura (água, esgoto, drenagem, iluminação, praças e pavimentação das vias).

Também estão incluídos os serviços de melhorias habitacionais nos domicílios da Comunidade Dendê, atendendo cerca de 1.200 unidades; recuperação da Área de Preservação Permanente do Mangue do Rio Cocó; e construção de equipamentos comunitários.

Atualmente, são no total 3.830 imóveis, sendo 3.510 na Comunidade e 320 na área do mangue do Rio Cocó). Todas as famílias recebem o  Trabalho Técnico Social, com as assistentes sociais da Secretaria. São três eixos principais de atuação: a Organização Comunitária/Mobilização Social; a Geração de Trabalho e Renda e a Educação Sanitária e Ambiental.

 

Metas

• Trabalho Técnico Social e Regularização Fundiária na área de intervenção e no reassentamento beneficiando cerca 5 mil famílias;

• Construção de 1.080 habitações no Residencial Dendê para o reassentamento das famílias originárias das áreas do Mangue, provenientes das áreas onde haverá alargamento e abertura de ruas e das coabitações;

• Desapropriação de Terrenos/Indenização de 641 benfeitorias, não enquadráveis no reassentamento;

• Execução das obras de infra-estrutura (água, esgoto, drenagem, iluminação, 04 praças) e pavimentação na área de Intervenção beneficiando 2.765 famílias;

• Equipamento Comunitário beneficiando 1080 famílias;

• Recuperação/Melhorias de 1.200 unidades habitacionais.

Status

De acordo com a Coordenadoria de Projetos Especiais da Scidades, o Projeto de Reassentamento está aguardando aprovação junto à Caixa Econômica Federal. Os Projetos de água e esgoto estão em fase final de aprovação na Cagece.

Já a licença prévia do projeto de reassentamento aguarda aprovação da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza (Seman). Até o fim deste mês de outubro deverá ser enviado o projeto de urbanização também para o órgão.

Raio-x da Comunidade

• 58,91% com até 1 salário mínimo. Destes, 42,96% com menos  de ¼ do salário mínimo por pessoa

• 87,69% não tem acesso à saneamento básico

• 13,71% dos imóveis não tem banheiro

• 25 % não atendidas pelo sistema público de abastecimento d’água

16.10.2012
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades
Priscila Teixeira