Projeto da SCidades é selecionado pelo Ministério do Trabalho e Emprego

18 de outubro de 2012 - 10:11

Secretário das Cidades participa de reuniões em Brasília para captação de recursos

O secretário estadual das Cidades, Camilo Santana, inicia nesta quinta-feira (18) uma série de reuniões nos Ministérios do Trabalho e Emprego, do Desenvolvimento Social (MDS) e das Cidades (MC), nas quais define a captação de recursos e faz uma avaliação do Programa Minha Casa Minha Vida 2. No encontro no MTE, Santana tratará da liberação de R$ 10 milhões para o projeto “Catadores e Catadoras em Redes Solidárias”, selecionado pelo Programa Pró-Catador, do Ministério do Trabalho/Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), em parceria com o MDS.

A reunião acontece no Palácio do Planalto na próxima sexta-feira (19) e contará com a participação do ministro do Trabalho Carlos Brizola, do secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer, do secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Pedro Wilson Guimarães, e do presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit. Também estarão presentes representantes de órgãos como o BNDES e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). “Este é um projeto de inclusão socioprodutiva  de catadores e catadoras do Ceará, que estão em diferentes estágios de organização mas que têm um objetivo comum: a autonomia econômica”, diz o secretário das Cidades.

O projeto será desenvolvido de forma integrada pela Secretaria das Cidades. Além de fomentar o debate sobre a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, as equipes trabalharão para sensibilizar as prefeituras sobre a importância de garantir a participação dos catadores na prestação dos serviços de coleta. A Secretaria das Cidades está induzindo, hoje, a implantação de 26 aterros no modelo de consórcios municipais regionais. Destes, oito (8) já estão em fase de formação de consórcio. Em fase avançada de implantação estão o Aterros Regionais do Cariri, Sobral (região Norte) e de Limoeiro do Norte (Jaguaribana)

Minha Casa Minha Vida

Camilo Santana também participa, também nesta quinta-feira, de oficina de trabalho, no Ministério das Cidades, na qual será feita uma avaliação sobre a segunda fase do Programa Minha Casa Minha Vida. Os principais pontos a serem abordados durante a oficina são os parâmetros urbanísticos dos empreendimentos (concepção urbanística, implantação, reserva de áreas institucionais, comerciais e de lazer); e a inserção urbana dos empreendimentos. Além de representantes do poder público municipal e estadual, participarão arquitetos convidados pelo Ministério das Cidades, representantes da Caixa, Banco do Brasil e Ministério do Planejamento. “As diretrizes de projeto do Programa Minha Casa, Minha Vida 2 completaram um ano e o Ministério está fazendo a avaliação para seu aperfeiçoamento. Nesta revisão, os parâmetros urbanísticos e de inserção urbana serão temas prioritários, considerando-se que é preciso garantir a sustentabilidade social dos empreendimentos”, informa Camilo Santana.

18.10.2012
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades