APLs: mais de 50 municípios são apoiados no Estado

30 de outubro de 2012 - 12:59

 

O Governo do Estado, em parceria com o BNDES,  está investindo mais de R$ 13 milhões no apoio aos projetos produtivos

Promover o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado. É com esse propósito que a Secretaria das Cidades realiza desde 2008, um amplo fortalecimento aos grupos que integram a política de apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Dos 184 municípios cearenses, mais de 50 cidades já foram contempladas com os dois editais do projeto. O Governo do Estado, através do Fundo Estadual de Combate a Pobreza (Fecop) e  em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está investindo, mais de R$ 13 milhões no apoio aos projetos produtivos.

O programa de inserção produtiva apoia grupos, associações, sindicatos ou cooperativas por meio dos editais lançados pelo estado nos anos de 2008 e 2010. A política dos APLs tem por finalidade garantir a cooperação, inovação, bem como apresentar governança local, na perspectiva de desenvolvimento das regiões, com geração de renda e inclusão social.

aplages-cearaAs associações dos projetos produtivos recebem ações de capacitação, intercâmbios e processos tecnológicos de fortalecimento aos APLs. Os trabalhadores aprendem a extrair da sua região, a matéria prima para a confecção do produto a ser comercializado. Os inúmeros grupos apoiados pela SCidades em todas as regiões do Estado encontram na confecção, fruticultura, piscicultura, artesanato, assim como produtos alimentícios, floricultura, apicultura e cajucultura o sustento para mais de 2.300 famílias cearenses.

Sustento da casa vem da associação

Dona Benedita de Souza, artesã da confecção Costurarte, integra o Grupo de Costureiras e Artesãs de Paracuru (GCAP).  A associada, que é divorciada, sustenta a casa e os filhos com o dinheiro que ganha com a criação e confecção das peças. Ela se sente orgulhosa pelo reconhecimento do seu trabalho. “A costura, que antes era um passatempo, hoje, se transformou em sonhos realizados com a compra de bens para a minha família”, destaca a artesã. O grupo composto por 23 mulheres, já expôs suas peças em duas edições do Dragão Fashion Brasil.

Além do Dragão Fashion, as artesãs já participam de feiras em vários municípios do Ceará, como Tejuçuoca, Lagoinha, Taíba e Crato. Os produtos delas atravessaram fronteiras e já foram vendidos até para a Alemanha. Com todo esse trabalho e organização as 23 costureiras, que antes faziam um artesanato primitivo em suas casas, sem noções de preço, hoje são associadas do grupo e participam de diferentes cursos de aperfeiçoamento do SEBRAE.

Peças das artesãs de Paracuru

APLs

Arranjos Produtivos Locais são aglomerações territoriais de agentes econômicos, políticos e sociais – com foco em um conjunto específico de atividades econômicas – que apresentam vínculos mesmo que incipientes. Geralmente envolvem a participação e a interação de empresas – que podem ser desde produtoras de bens e serviços finais até fornecedoras de insumos e equipamentos, prestadoras de consultoria e serviços e formas de representação e associação. Incluem também organizações públicas e privadas voltadas para: formação e capacitação de recursos humanos, como escolas técnicas e universidades; pesquisa, desenvolvimento e engenharia; política, promoção e financiamento.

30.10.2012
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades
Luan Herculano