Comitê do Minha Casa Minha Vida realiza primeira reunião do ano

21 de fevereiro de 2013 - 11:23

Objetivo central da reunião foi fazer um balanço das contratações, status dos projetos  e das prospecções de novos empreendimentos

O encaminhamento dos empreendimentos e projetos do Minha Casa Minha Vida 2 nos municípios com população superior a 50 mil habitantes do Ceará foi o tema da primeira reunião do Comitê do MCMV de 2013, realizada na manhã desta quinta-feira (21), na Secretaria das Cidades. Comandada pelo secretário das Cidades, Camilo Santana, o encontro contou com a participação dos órgãos e entidades que compõem o Comitê. São eles: Secretaria das Cidades, Cagece, Sinduscon/CE, Caixa, Banco do Brasil e Coelce, além de representantes de construtoras que têm projetos em andamento no programa.  O secretário das Cidades, Camilo Santana, comandou a reunião.

O objetivo central da reunião foi fazer um balanço da cota de 39.837 projetos destinados a estes municípios, dos projetos já contratados e dos empreendimentos a serem prospectados. Destes, 14.222 já estão contratados. Outros 9.093 estão em negociação e 6.706 em processo de análise. Também de acordo com o acompanhamento, 25.615 estão disponíveis para contratação e 9.818 ainda serão prospectados.  “Nosso desafio é contratar essas 25 mil unidades. Para isso, vamos empenhar o máximo esforço. O objetivo é garantir que todos os municípios com mais 50 mil habitantes tenham acesso ao Minha Casa Minha Vida”, observou Camilo.

Para o presidente do Sinduscon-Ceará, André Montenegro, a ação do Comitê é fundamental para consolidar o programa no Estado. “Todos os agentes mostram muita disposição para viabilizar os projetos e empreendimentos”, disse Montenegro. Representantes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, que são os órgãos financiadores do Minha Casa Minha Vida no Ceará, concordam com a necessidade de agilizar os processos e assegurar o sucesso do programa federal de habitação no Estado.

Diálogo

O secretário das Cidades também destacou a necessidade de sensibilizar os prefeitos dos municípios. “Estamos estreitando o diálogo com os prefeitos em reuniões onde conversamos sobre o programa. É preciso ter essa parceria com os municípios”, reforça Camilo. Na reunião desta quinta-feira, foram tratados, ainda, temas como definição de localização de empreendimentos, perspectivas de implantação, eventuais gargalos e estabelecimento de prazos para a assinatura de contratos. O Ceará conta com 41 cidades com mais de 50 mil habitantes, das quais 30 contam com projetos do Minha Casa Minha Vida.  

21.02.2013
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades
Ana Cristina Cavalcante