Comitê do Minha Casa Minha Vida realiza primeira reunião do ano

21 de fevereiro de 2013 - 11:23

Objetivo central da reunião foi fazer um balanço das contratações, status dos projetos  e das prospecções de novos empreendimentos

O encaminhamento dos empreendimentos e projetos do Minha Casa Minha Vida 2 nos municípios com população superior a 50 mil habitantes do Ceará foi o tema da primeira reunião do Comitê do MCMV de 2013, realizada na manhã desta quinta-feira (21), na Secretaria das Cidades. Comandada pelo secretário das Cidades, Camilo Santana, o encontro contou com a participação dos órgãos e entidades que compõem o Comitê. São eles: Secretaria das Cidades, Cagece, Sinduscon/CE, Caixa, Banco do Brasil e Coelce, além de representantes de construtoras que têm projetos em andamento no programa.  O secretário das Cidades, Camilo Santana, comandou a reunião.

O objetivo central da reunião foi fazer um balanço da cota de 39.837 projetos destinados a estes municípios, dos projetos já contratados e dos empreendimentos a serem prospectados. Destes, 14.222 já estão contratados. Outros 9.093 estão em negociação e 6.706 em processo de análise. Também de acordo com o acompanhamento, 25.615 estão disponíveis para contratação e 9.818 ainda serão prospectados.  “Nosso desafio é contratar essas 25 mil unidades. Para isso, vamos empenhar o máximo esforço. O objetivo é garantir que todos os municípios com mais 50 mil habitantes tenham acesso ao Minha Casa Minha Vida”, observou Camilo.

Para o presidente do Sinduscon-Ceará, André Montenegro, a ação do Comitê é fundamental para consolidar o programa no Estado. “Todos os agentes mostram muita disposição para viabilizar os projetos e empreendimentos”, disse Montenegro. Representantes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, que são os órgãos financiadores do Minha Casa Minha Vida no Ceará, concordam com a necessidade de agilizar os processos e assegurar o sucesso do programa federal de habitação no Estado.

Diálogo

O secretário das Cidades também destacou a necessidade de sensibilizar os prefeitos dos municípios. “Estamos estreitando o diálogo com os prefeitos em reuniões onde conversamos sobre o programa. É preciso ter essa parceria com os municípios”, reforça Camilo. Na reunião desta quinta-feira, foram tratados, ainda, temas como definição de localização de empreendimentos, perspectivas de implantação, eventuais gargalos e estabelecimento de prazos para a assinatura de contratos. O Ceará conta com 41 cidades com mais de 50 mil habitantes, das quais 30 contam com projetos do Minha Casa Minha Vida.

21.02.2013
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades