Dia do Meio Ambiente: Maranguapinho reúne ações de preservação e urbanização

5 de junho de 2013 - 16:03

O Projeto está dividido em cinco trechos e envolve recursos da ordem de R$ 1 bilhão

O Governo do Estado por meio da Secretaria das Cidades executa um conjunto de ações de preservação ambiental e urbanização no Ceará. O projeto Rio Maranguapinho tem como área de intervenção a Região Metropolitana de Fortaleza, mais especificamente os municípios de Fortaleza, Maranguape, Maracanaú e Caucaia.

Constitui-se de uma combinação de intervenções que inclui: obras de controle e amortecimento de ondas de cheias, visando diminuir a faixa de inundações, além de reduzir o número de famílias ribeirinhas; obras de desassoreamento (dragagem do rio); obras de urbanização e saneamento e; obras de habitação popular, para remanejamento de famílias vivendo em áreas de risco ao longo do Rio Maranguapinho.

O Projeto está dividido em cinco trechos e envolve recursos da ordem de R$ 1 bilhão. É considerada a maior obra de intervenção urbana prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Ao todo, mais de 12 mil famílias serão beneficiadas diretamente com as ações do Rio Maranguapinho.

Em 2011, o Projeto cearense recebeu o prêmio “Selo de Mérito”, na categoria Regional Nordeste. A certificação destaca as ações de preservação ambiental, desenvolvimento social e urbanização que o Projeto confere às diversas áreas que integram as intervenções do Maranguapinho.

05.06.2013
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades