Mais de 35 mil famílias terão direito ao Minha Casa Melhor, no Ceará

13 de junho de 2013 - 14:03

Segundo a SCidades, o Ceará já conta com 35.811 unidades habitacionais contratadas pelo programa habitacional

Todas as 35.811 famílias que estão sendo atendidas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, no Ceará, terão direito a linha de financiamento de móveis e eletrodomésticos Minha Casa Melhor, lançada nesta quarta-feira (12), em Brasília. O Programa disponibilizará R$ 18,7 bilhões nacionalmente para as famílias com qualquer faixa de renda, com juros de 5% ao ano e pagamento em 48 meses. O teto do crédito por família é de até R$ 5 mil.

No Ceará, segundos dados da Secretaria das Cidades, o número de unidades habitacionais contratadas chega a 35.811, através das diversas modalidades de contratação do Minha Casa Minha Vida. Na medida em que as unidades são entregues, as famílias já podem solicitar, via Caixa Econômica Federal (CEF) – inicialmente, o cartão do Minha Casa Melhor.

“Temos unido esforços para impulsionar a execução do Minha Casa Minha Vida e diminuir o déficit habitacional no Estado. O primeiro grande passo, para as famílias cearenses, foi o acesso à moradia e agora o acesso aos bens de consumo”, destaca o secretário das Cidades, Camilo Santana. O esforço ao qual o gestor estadual refere-se é o aporte financeiro, autorizado pelo governador Cid Gomes, para a viabilização de empreendimentos; a criação de um Comitê de Acompanhamento do MCMV, onde é feita a interlocução do Estado com órgãos de meio ambiente e concessionárias de serviços públicos; oferta de cursos de  capacitação voltados para os agentes municipais envolvidos na execução do Programa, entre outros.   

MCMV no Ceará

Por meio da modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), foram contratadas no MCMV I – 13.938 unidades habitacionais. Na segunda etapa do Programa, MCMV II, o número de unidades contratadas passou para 14.613, das quais, 9.956 receberam aporte do Governo Estadual. A expectativa do Governo do Estado é chegar a 20 mil unidades contratadas até o fim deste ano.

Através da modalidade Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), o Ceará contratou 355 unidades habitacionais, com recursos aportados pelo Estado, e outras 64 unidades sem recursos estaduais. Nesta modalidade, a meta é contratar 5.346 unidades habitacionais.  

Já na modalidade Sub 50, destinada à municípios com população de até 50 mil habitantes, foram contratadas no MCMV I – 4.181 unidades, beneficiando 109 municípios, e no MCMV II – 2.660 habitações, beneficiando 61 municípios.

13.06.2013
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades