Projetos da SCidades são apresentados na Assembleia Legislativa

26 de junho de 2013 - 13:12

O secretário dividiu os projetos em eixos: habitação, projetos especiais (Cidades 1 e Cidades 2) e resíduos sólidos

O secretário das Cidades, Camilo Santana, apresentou os principais projetos da Secretria das Cidades aos deputados estaduais cearenses, na manhã desta quarta-feira (26), na Assembleia Legislativa do Ceará. O secretário dividiu os projetos em cinco eixos: habitação, projetos especiais (Cidades 1 e Cidades 2) e resíduos sólidos. Aos parlamentares presentes, o gestor estadual destacou que a viabilização destes projetos é resultado de um trabalho em equipe. “Ninguem faz nada sozinho. Temos uma equipe pequena  para o volume de projetos que há na Pasta”, disse ao explicar os procedimentos para a realização dos projetos.

O segundo ponto destacado por Camilo é a necessidade de diálogo permanente entre as várias instâncias. “Tenho colocado aos deputados federais e ao governador e, agora, aos deputados estaduais, a necessidade de fazer mobilização para viabilizar recursos para os aterros sanitários. É preciso um PAC para os aterros”, observou.

Sobre o Instituto de Desenvolvimento das Cidades do Ceará (Ideci), lembra que foi criado nesta gestão e por indicação dos prefeitos, para sanar a baixa  capacidade dos municípios de promover o seu desenvolvimento. “A ideia é ter um banco de projetos, de escolas, creches etc”, adianta. Anunciou, ainda, a proposta de criação do Observatório das Cidades, pelo órgão. “Queremos que o Ideci seja a porta de entrada para todos os municípios – com diagnósticos, elencagem de prioridades”, Outra função importante do Instituto, destacada pelo secretário, é a atuação na regularização fundiária. “Esses são os desafios aos quais o Ideci se propõe”.

Saneamento

Para a deputada Ana Paula, Camilo respondeu que o problema do  rio salgado só será possível resolver com destinação dos resíduos. “nós só vamos conseguir revitalizar o salgado ou qualquer outro rio, se conseguirmos definir um plano de saneamento”, disse o secretário.

Sobre os Planos Municipais de Sanemento, Camilo lembrou a parceria com Arce, Aprece e Cagece pra fazer todos os planos de saneamento dos municípios até 2014, com apoio técnico para a viabilização e produção destes planos. Lembrou, ainda,que a Secretaria fez convênnio com a Funasa- Ministerio das Cidades a fim de facilitar a execução dos planos.

Sobre o esgotamento em Fortaleza, estão sendo feitos vários investimentos, tanto que de melhoria do sistema, como ampliação dos ramais e aumento do atendimento. Somente na RMF o investimento é de quase R$ 700 milhões.

Deputados

O deputado Dedé Teixeira parabenizou o secretário sobre os projetos e destacou a importaância de obtenção de recursos para os municípios que sofrem com a seca.

Já Sergio Aguiar sugeriu que a Secretaria incentive a promoção, elaboração e execução de projetos nos municpios do Ceará. Propõe que o Ideci seja o canal para esta ação, assim como os próprios quadros de arquitetos e engenheiros da SCidades. “Queremos que a SCIdades se aproxime cada vez mais dos municípios”, disse.

Ana Paula Cruz parabenizou o secretário Camilo Santana por seu trabalho à frente da Pasta. Destaca a o “trabalho belíssimo na Região Metropolitana de Fortaleza, no Cariri e na Região Central do Estado”. Raquel Marques destaca a importância do Projeto Rio Maranguapinho, e a retirada de pessoas das áreas de risco. “Classifico o Projeto Rio MAranguapinho como um dos mais importantes do Ceará”, disse.

26.06.2013
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades