Pires Ferreira: município será contemplado com novas casas

5 de novembro de 2013 - 11:39

A fim de reduzir o déficit habitacional quantitativo, a meta do Estado é contratar 87.221 unidades habitacionais até o fim de 2014

Por meio do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), o Governo do Estado está transformando a realidade habitacional de milhares de famílias cearenses.  A fim de reduzir o déficit habitacional quantitativo, a meta é contratar 87.221 unidades habitacionais até o fim de 2014. A Secretaria das Cidades é responsável pela contratação, bem como pela construção dos novos lares. Cerca de R$ 4,2 bilhões é o montante previsto para ser aplicado em empreendimentos que tem o objetivo de oferecer qualidade e segurança à vida de diversas famílias cearenses.

O município de Pires Ferreira, na região da Ibiapaba, é um dos 184 municípios cearenses contemplados com o programa habitacional do governo federal. A cidade, destaca-se na modalidade Sub-50 que atende os municípios com população até 50 mil habitantes. O programa MCMV prevê a construção de 40 unidades habitacionais na área urbana do município.

O cadastramento das famílias é realizado por meio dos técnicos sociais dos governos municipais. A Secretaria das Cidades oferece suporte técnico aos  profissionais, que são capacitados e orientados sobre o trabalho com as famílias. Os representantes municipais recebem as informações necessárias para conscientizar as famílias de todos os quesitos necessários para o cadastro junto ao programa habitacional.

Nas construções habitacionais a Pasta também é responsável pela fiscalização e andamento das obras. Cada unidade recebe R$ 25 mil subsídio da União e R$ 3 mil de contrapartida do Estado. Mais de R$ 1,2 milhão serão investidos no município. Nesta segunda etapa, do MCMV, o programa atende cerca de 61 municípios, mais de 2.600 famílias serão beneficiadas com a construção dos novos lares no Estado.

Famílias beneficiadas

Todas as 40 comunidades que serão beneficiadas, com as novas unidades habitacionais, vivem em imóveis sem condições de moradia, feitos de taipa, sujeitas a desabamento ou doenças. No lugar das velhas casas, serão construídos lares com dois quartos, cozinha e banheiro. A área construída varia de 37,22m² a 45m².

MCMV Sub-50

A SCidades atua como indutora dos programas habitacionais nos governos Estadual e Federal. Em parceria com entidades financiadoras, opera diretamente nos municípios com até 50 mil habitantes, na modalidade MCMV Sub-50, substituindo casa de taipa, por imóveis de alvenaria, nas áreas urbanas. Nas cidades com maior densidade populacional a Secretaria apoia as prefeituras em seus programas habitacionais.

A Pasta também tem por finalidade apoiar os municípios no desenvolvimento das ações integradas e articuladas que facilitem o acesso à moradia digna, voltadas ao atendimento de beneficiários cuja renda familiar não ultrapasse três salários mínimos.

05.11.2013
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades