Missão do BID avalia projetos do programa Cidades II

9 de dezembro de 2013 - 16:00

O convênio, com os municípios do Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú, foi assinado no último dia 3

O secretário das Cidades, Carlo Ferrentini, abriu, nesta segunda-feira (9), a missão de arranque do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os representantes da instituição financeira tem como objetivo avaliar a carteira de projetos do Programa de Desenvolvimento de Polos Regionais Cidades do Ceará – Vale do Jaguaribe / Vale do Acaraú, que serão executados por meio da Secretaria das Cidades. A equipe permanece, no Ceará, até o próximo dia 12.

No total, o programa terá investimentos de U$ 106 milhões em municípios das regiões Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú. O convênio com os 29 municípios contemplados foi assinado no último 3.

Durante os dias de trabalho, a equipe liderada pela chefe da chamada “Missão de Arranque”, Patrícia Bakaj acompanhará os projetos já apresentados pelos municípios, prazos de execução do Programa entre outros.

O Programa

O Cidades II é composto por ações em três frentes: Melhoria de Infraestrutura Urbana; Apoio ao Desenvolvimento Regional e Melhoria de Sistemas de Registro e Formalização de Empresas; e Modernização da Gestão Municipal e Fortalecimento da Secretaria das Cidades. Na primeira frente, serão desenvolvidos projetos nas áreas de malha viária urbana, equipamentos urbanos (mercados e centros comunitários), e recuperação e revitalização de áreas urbanas e sistemas de gestão de resíduos sólidos.

Outra linha de ações do programa tem por objetivo apoiar estratégias de desenvolvimento regional e melhorar o ambiente de negócios nos municípios beneficiados através de, entre outros trabalhos, a elaboração de estudos setoriais e modernização dos sistemas de registro e formalização de empresas nas cidades polo.

O Cidades II prevê ainda apoio a iniciativas de modernização e fortalecimento das gestões municipais. Neste item, o foco é o fortalecimento da capacidade de gestão dos governos municipais. Para tanto, será dada atenção especial ao planejamento e gestão urbana (planos diretores, mobilidade e saneamento), gestão fiscal e tributária, transparência da gestão municipal, e formulação e gestão de projetos.

09.12.2013
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades