Assinada Ordem de Serviço para construção do Residencial Pajuçara

19 de dezembro de 2013 - 18:29

Serão construídos 456 apartamentos, cada um com 43,7 metros quadrados e 56 casas dividas em dois quartos, banheiro, sala e cozinha

O governador Cid Gomes e secretário das Cidades, Carlo Ferrentini, assinaram, na manhã desta quinta-feira (19), ordem de serviço para construção de 512 novas unidades habitacionais em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O residencial Pajuçara integra o Projeto Rio Maranguapinho, executado pela Secretaria das Cidades, e é um dos 13 conjuntos habitacionais construídos para reassentamento das famílias que moram em áreas de intervenção do Projeto.

Cid Gomes fez questão de ressaltar que parte da população de classe média só se interessa pelo Rio Cocó. “O Maranguapinho foi historicamente esquecido por todos; só aparecia em época de cheias, com as populações ribeirinhas desalojadas pelas águas. De 2007 para cá, nós estamos trabalhando para acabar com essa situação, dando condições de moradia digna a essa gente, com a recuperação do rio e das matas ciliares. Hoje, com essa assinatura, damos mais um passo importante nesse sentido”, disse.

O secretário Carlo Ferrentini destacou a importância da obra que possibilitará a retirada de milhares de famílias de áreas de risco no Rio Maranguapinho. “Essa obra é fruto da ousadia do governo Cid Gomes. Trata-se da maior obra de saneamento público do País, com a recuperação de todo um rio, e a consequente melhoria da qualidade de vida de milhares de cearenses que sairão de áreas de risco para moradias decentes, com infraestrutura à disposição, como escolas e postos de saúde.”

RESIDENCIAL – No Residencial Pajuçara serão construídos 456 apartamentos, cada um com 43,7 metros quadrados e 56 casas dividas em dois quartos, banheiro, sala e cozinha. O investimento é de R$ 24,6 milhões. Os empreendimentos ficam localizados no bairro Pajuçara (Rua Luiz Gonzaga dos Santos, esquina com Rua Senador Pompeu).

Os 13 conjuntos habitacionais do Projeto são destinados ao reassentamento de 6.543 famílias que residem em faixa de alagamento em situação de alto risco e nas áreas adjacentes ao Rio que sofrem processos de alagamentos temporários. Outras famílias optaram por receber indenizações do Estado.

Do total, seis conjuntos habitacionais já foram entregues: Leonel Brizola, Blanchard Girão, Juraci Magalhães, Rachel de Queiroz, Lupe de Paula e Miguel Arraes. Outros cinco estão em obras, sendo três deles com serviços iniciais. Um está a iniciar uma nova licitação, uma vez que o terreno havia sido invadido.

PROJETO MARANGUAPINHO – O Projeto Rio Maranguapinho tem como área de intervenção Fortaleza e Região Metropolitana, mais especificamente os municípios de Maranguape, Maracanaú e Caucaia, além da Capital.
Constitui-se de uma combinação de intervenções que inclui: obras de controle e amortecimento de ondas cheias; obras de desassoreamento (dragagem do rio); obras de urbanização e saneamento e; obras de habitação popular. O Projeto envolve recursos da ordem de R$ 927 milhões.

19.12.2013
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades