Famílias da Região dos Inhamuns recebem unidades habitacionais

3 de fevereiro de 2014 - 14:00

Com a construção das novas casas foram investidos mais de R$ 1 milhão nos municípios

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, está transformando a vida de famílias que vivem no Sertão dos Inhamuns. Ao todo, 90 casas foram entregues em três municípios da região. Aiuaba, Ararendá e Arneiroz são as três cidades contempladas pelo programa habitacional da SCidades que integra o Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Em cada município foram construídos 30 imóveis. A meta é do Programa é substituir casas de taipa por imóveis de alvenaria, nas aréas urbanas. No total, foram investidos pouco mais de R$ 1 milhão, com recursos do Governo Federal e contrapartida do Estado.

O programa habitacional desenvolvido pela SCidades, tem como objetivo mobilizar as prefeituras do interior, a fim de que os órgãos sociais do município realizem o trabalho de cadastramento das famílias que vivem em locais impróprios para moradia. Depois de efetuado o cadastro, às famílias passam a integrar o programa habitacional do Estado, que atende as demandas de substituição de casas de taipa no interior.

Segundo o secretário das Cidades, Carlo Ferrentini, o programa habitacional tem como objetivo atingir todos os municípios com até 50 mil habitantes, realizando a construção de casas de alvenaria para as comunidades carentes do Ceará. “A nossa meta é proporcionar novas moradias no lugar das antigas casas. Serão construídos novos lares, que abrigarão milhares de famílias em todo o nosso Estado”, afirma Ferrentini.

Nas construções habitacionais a SCidades também é responsável pela fiscalização e andamento das obras, nesta primeira etapa do MCMV. O programa atende municípios com até 50 mil habitantes no Estado.

Casa nova

Dona Olímpia dos Santos, 39 anos, dona de casa, mora no município de Arneiroz, no Sertão dos Inhamus, e é uma das beneficiadas que teve sua família cadastrada no programa habitacional do Governo do Estado. De acordo com a dona de casa que morava com o marido e cinco filhos numa casa de taipa, era extremamente desconfortável e inseguro viver naquelas condições. Para ela, a mudança para um imóvel de alvenaria é a realização de um sonho. “Eu sempre sonhei em ter uma casa de verdade, onde eu pudesse colocar toda a minha família com segurança, sem medo de desabamento ou doenças”, destaca dona Olímpia.

03.02.2014
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades