Primeira etapa do Residencial Cidade Jardim é entregue

26 de fevereiro de 2014 - 16:43

512 unidades habitacionais foram destinados às famílias da ocupação do entorno do bairro

O governador do Estado, Cid Gomes, acompanhado do secretário das Cidades, Carlo Ferrentini, inaugurou nesta quarta-feira (26) o residencial Cidade Jardim, no bairro José Walter, em Fortaleza. Nesta etapa, foram entregues 512 unidades habitacionais, que integra no total 5.536 casas. Os novos lares são destinados às famílias da ocupação do entorno do bairro. Foram investidos, nesta fase, cerca de R$ 32,1 milhões, os recursos são oriundos do Governo Federal com aporte financeiro por meio do Estado.

Na solenidade, o governador fez a entrega simbólica de chaves dos apartamentos a 10 moradores do residencial. O sr. Francisco Neves de Souza de 62 anos e a dona de casa Mariléia da Silva Melo foram alguns dos beneficiados. “Agradeço primeiramente a Deus, ao Governo do Estado e a todas as pessoas que se preocuparam e batalharam para termos acesso a uma moradia digna. Com a chave da casa na mão, o próximo desafio é que cada um respeite e zele pela casa nova. Devemos cuidar daquilo que é nosso”, vibra a moradora.

CJ - 02

O residencial inaugurado é composto por 346 blocos de 16 apartamentos cada. Os imóveis possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiro. O equipamento também conta com quadras de esportes, praças com playgrounds, ruas pavimentadas, rede de abastecimento de água, rede coletora de esgoto, rede elétrica nos apartamentos e rede de iluminação pública. Além da infraestrutura comum a todos os moradores, o Governo do Estado vai atender a diversos setores com equipamentos de saúde, educação e segurança. Serão construídas três creches, uma Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) e uma unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24 horas),- já em funcionamento.

CJ - 03De acordo com o titular da Pasta, Carlo Ferrentini, a conclusão de um conjunto habitacional, é um momento especial em poder entregar um residencial e garantir a alegria das famílias que recebem o imóvel. “É uma satisfação para o governo estadual, poder garantir uma moradia de qualidade às comunidades. A entrega desses apartamentos significa sanar a desigualdade que o Estado sofreu no passado, bem como oferecer uma condição de vida melhor para os cearenses”, observou Ferrentini.

O governador Cid Gomes, iniciou seu discurso parabenizando todas as famílias do novo residencial. Cid destacou a coragem e a luta das famílias que até pouco tempo enfrentavam o drama de “escapar” em meio aos barracos e casas improvisadas com riscos de alagamentos ou desabamentos. “A realidade hoje é de festa e alegria, é um momento que renova as energias de quem está na vida pública e em breve esse momento se repetirá. Quando todo o Residencial for entregue serão mais de 20 mil famílias, cerca de 80 mil pessoas, beneficiadas com uma moradia digna”, comemorou o Governador em meio aos agradecimentos dos moradores, que também enfeitaram com cartazes as janelas e fachadas dos apartamentos. “O Cidade Jardim mostra que mesmo os maiores desafios podem ser superados. Isso é fruto do trabalho de muitas pessoas envolvidas e o poder público cumpre sua obrigação, em beneficiar com uma moradia quem mais precisa”, completou Cid Gomes.

GJ 02

Na ocasião o chefe do executivo anunciou a assinatura da construção de mais 15 mil unidades habitacionais em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. Até março deverá ser assinado o contrato. Segundo o deputado Camilo Santana, o Ceará é um dos estados que mais tem contratado junto ao Governo Federal o Programa Minha Minha Vida. “Não tem mais coisa importante que um lar, isso é  a garantia da cidadania”, destacou o ex-secretário estadual das Cidades.

CJ - 04O governador, acompanhado das demais autoridades, visitou um dos apartamentos já ocupados pelos moradores que mudaram-se no último sábado (22). A aposentada Maria Zeneuda Rocha recebeu a visita e conta com emoção a realização de um sonho antigo: a casa própria. “Passei mais de quatro anos vivendo num barraco de lona e madeirite. Durante todos os dias, jamais reclamei da minha situação. Em minhas orações diárias pedia a Deus que olhasse por todos nós, para que pudéssemos ter uma condição de vida melhor e mais digna”. Para a senhora de 66 anos, deficiente por ter uma perna amputada em decorrência diabetes, jamais sonharia em ter um apartamento adaptado às suas necessidades. “Não há alegria maior que poder habitar num local seguro, com água encanada, energia elétrica e acima de tudo ‘bonito de se ver’“. “Agora posso assistir aos meus canais religiosos com conforto, sem preocupações de chuvas, com paz de espírito”, finaliza.

26.02.2014
comunicacao@cidades.ce.gov.br/ 85 3207.5249 / @scidades