Governo do Estado entrega 400 unidades habitacionais no Residencial Cidade Jardim

23 de dezembro de 2014 - 10:38

Durante a solenidade, também foram assinados dois contratos para a construção de 1.760 unidades habitacionais dentro “PMCMV Entidades”

“Estamos aqui hoje, mais do que entregando imóveis para quem precisa, cumprindo a palavra empenhada de que todas as famílias que acamparam no terreno aqui em frente teriam um teto digno”. Com estas palavras o governador do Estado, Cid Ferreira Gomes se referiu à entrega de 400 unidades habitacionais da segunda etapa do Residencial Cidade Jardim, na manhã desta segunda-feira (22/12), em Fortaleza. Cid destacou ainda o empenho da presidente Dilma Roussef para transformar o sonho da casa própria em realidade não só no Ceará, mas em todo o País. “Foi ela quem, por cima de pau e pedra, bancou a construção desse programa (Minha Casa, Minha Vida)”, ressaltou.

Antes da entrega simbólica das chaves, o governador Cid Gomes, o prefeito Roberto Cláudio, o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, e representantes de entidades do chamado “terceiro setor” ligadas ao setor habitacional assinaram os dois primeiros contratos dentro da modalidade “Entidades” do Minha Casa, Minha Vida no Ceará. Nessa modalidade, entidades não-governamentais se habilitam para construção de unidades habitacionais, com o apoio técnico, operacional e financeiro do poder público.

Federação das Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza, Cearah Periferia e Associação Habitat para a Humanidade foram as primeiras entidades no Estado a se habilitarem para gerir um empreendimento. O Residencial Luís Gonzaga será o maior do País na modalidade “entidades”. A Construtora Fujita será a responsável pelas obras civis. O contrato prevê o investimento de mais de R$ 128 milhões.

DSCN0066

O governador eleito, Camilo Santana, destacou a parceria entre estado e Prefeitura de Fortaleza, e governo Federal na área de habitação. Segundo ele, esse alinhamento já possibilitou a contratação de mais de 30 mil unidades habitacionais em Fortaleza. “Tenho a convicção, prefeito Roberto Cláudio, que essa parceria deve se estender e se aprofundar nos próximos anos. Afinal de contas, não podemos esquecer de que eu me comprometi com o povo cearense a construir mais 50 mil unidades habitacionais”, lembrou.

O Ministro das Cidades, Gilberto Occhi, foi enfático ao afirmar que, em 2015, o Ministério das Cidades dará continuidade à parceria com o Ceará. “Saiba, governador Cid, saiba Camilo (Santana, governador eleito), saiba prefeito Roberto Cláudio, o Ministério das Cidades está à inteira disposição da Prefeitura de Fortaleza, do Governo do Estado. Contem conosco”, disse. Occhi também se referiu à presidente Dilma que, segundo ele, “gostaria muito de estar aqui, compartilhando com todos esse momento de muita alegria”.

Em nome dos agraciados, falou a dona de casa Jamaci Costa, de 71 anos: “Hoje é um dia de felicidades para nós que recebemos nossas casas. Agradeço a todos que, desde o dia 15 de abril de 2012 ocuparam a terra. Esta foi uma luta vitoriosa”, disse, referindo-se à ocupação do terreno às margens da Avenida Perimetral que deu origem ao empreendimento.

SERVIÇOS – Durante a inauguração, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou que, já no início de janeiro próximo, novas linhas de ônibus serão implantadas para atender aos moradores do residencial. Ele também afirmou que novos serviços de iluminação pública serão implantados na área do residencial. “Em 2015, a parceria da Prefeitura com Estado não só será mantida como estará fortalecida”, reiterou.

ESTRUTURA – Os imóveis entregues nesta segunda-feira, que integram o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiro. O residencial também conta com quadras de esportes, praças com playgrounds, ruas pavimentadas, rede de abastecimento de água, rede coletora de esgoto, rede elétrica nos apartamentos e rede de iluminação pública. O investimento nesta etapa foi de R$ 26 milhões, com recursos do Governo Federal e contrapartidas do Tesouro Estadual.

Além da infraestrutura comum a todos os moradores, serão construídos, na área do empreendimento, vários equipamentos públicos nas áreas de saúde, educação e segurança. Serão três creches, uma Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) e uma unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24 horas), já em funcionamento.
Concluído, o Cidade Jardim contará com 5.536 unidades habitacionais, com investimento total de R$ 360 milhões.

TECNOLOGIA – Na execução da obra está sendo empregada uma tecnologia construtiva que conseguiu dar celeridade aos serviços no canteiro de obras: a técnica de paredes de concreto moldadas in loco. As paredes de concreto são produzidas dentro do próprio canteiro de obras, reduzindo desperdícios e os possíveis impactos ambientais, além de proporcionar uma economia no tempo de execução da ordem de 40%, se comparada às técnicas tradicionais (alvenaria).

23.12.2014
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades