Política de resíduos sólidos será prioridade nos próximos quatro anos no Ceará

11 de fevereiro de 2015 - 17:41

O secretário das Cidades, Ivo Gomes, participou nesta terça-feira (10/02) de videoconferência com consultores do Banco Mundial a fim de conhecer modelos de implantação de consórcios entre municípios para gestão de aterros sanitários. A questão da destinação adequada dos resíduos sólidos, segundo o titular da pasta, ganhará prioridade nos próximos quatro anos na Secretaria para todo Ceará.

Apesar de ser de responsabilidade dos municípios, a temática tem sido alvo da ação do Estado, diante das dificuldades encontradas pelos governos municipais. A Secretaria pretende viabilizar a elaboração dos Planos de Gestão Integrada de Resíduos e a construção de aterros sanitários, por meio de consórcios.

“É desejo do governador Camilo Santana e da Secretaria das Cidades que os municípios cearenses realizem os consórcios, sem impormos a eles um modelo, mas sim, uma construção conjunta e discutida”, ressaltou Ivo Gomes, acrescentando que um piloto do projeto deverá ser feito ainda este ano pela Secretaria.

A partir de uma consultoria realizada pelo Banco Mundial, foram apresentadas alternativas de governança para o aterro do sanitário da Região Metropolitana do Cariri (RMC), que já possui projeto de execução elaborado, que poderão ser implementadas em outros consórcios formados no Estado.