Governador e secretário Ivo Gomes inauguram estrada da Bela Vista no Crato

20 de março de 2015 - 12:22

O governador Camilo Santana e o secretário das Cidades, Ivo Gomes, inauguram, nesta sexta-feira (20/03), às 18h, a estrada de acesso ao distrito industrial de Bela Vista, no município do Crato. A obra é uma antiga reivindicação da população do Cariri e vai beneficiar, além de indústrias instaladas na região, as comunidades da Vila São Bento, Vila Padre Cícero, Serraria, Sítio Teotônio, Vila Guilherme e Jenipapo, que, somadas, possuem cerca de três mil pessoas que vão usufruir diretamente do benefício.

Foram realizados serviços de drenagem, terraplanagem, construção de contenções, pavimentação, revestimento asfáltico, sinalização e implantação de nova iluminação no trecho de 5,4 quilômetros de pista dupla. A obra foi executada pela Secretaria das Cidades, por meio do Projeto de Desenvolvimento Econômico Regional do Ceará – Cidades do Ceará / Cariri Central.

De acordo com o secretário Ivo Gomes, a nova estrada, que recebeu investimento de R$ 3,4 milhões do Governo do Estado, deverá estimular a economia local e desenvolver as cidades da região. “No

sso principal objetivo é melhorar a infraestrutura urbana dos municípios que compõem a Região Metropolitana do Cariri, proporcionando qualidade de vida à população”, ressaltou o secretário.

O Projeto

Através do Projeto Cidades do Ceará (Cariri Central), que constitui experiência-piloto a ser replicada nas demais regiões do Estado, a Secretaria das Cidades pretende fortalecer o Cariri Central, transformando-o numa região capaz de dividir com a capital a atração de população, equipamentos, atividades bens e serviços, tendo como objetivos específicos: promover o desenvolvimento econômico; melhorar a infra-estrutura urbana; e ampliar a capacidade de gestão regional do Cariri Central, que compreende os municípios de Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Os critérios utilizados para seleção dessa região levaram em consideração, entre outros, os investimentos públicos já existentes na região; a existência de atividades produtivas competitivas para o Estado, notadamente a indústria de calçados e o turismo; o elevado poder de atração de investimentos e de geração de empregos formais na região; a capacidade das citadas atividades em alavancar o desenvolvimento da região; e o processo de polarização regional constituído por mais de um município.