Ecoponto: Em Juazeiro, Ideci apresenta projeto sustentável para triagem de resíduos sólidos

29 de julho de 2015 - 11:21

O Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (IDECI) e a Secretaria das Cidades do Estado apresentaram, na manhã desta terça-feira (28), no município de Juazeiro do Norte, o Ecoponto, um projeto arquitetônico referente ao equipamento urbano que será implantado no município.

A proposta surgiu a partir de uma solicitação da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMAJU) e Cáritas Diocesana, que estão desenvolvendo um plano de ação envolvendo todas a setoriais do município junto aos catadores, com o objetivo de organizá-los e dotá-los de infraestrutura básica necessária à uma maior qualidade de vida. “Queremos cumprir com o nosso papel de responsabilidade ambiental, mas não podemos fazê-lo sem antes promover a tão sonhada melhoria de vida de todos os catadores”, ressaltou Eraldo Oliveira, diretor da AMAJU.

O projeto faz parte de um conjunto de ações em relação à gestão integrada de resíduos sólidos, firmadas entre os Governos Estadual e Municipal, perpassando pela inclusão dos catadores. De acordo com o plano, serão construídos três Ecopontos em terrenos disponibilizados pela AMAJU, com área média de 3.550m², sendo um central e dois com padrão mais simples. Os dois Ecopontos simplificados irão armazenar materiais como o papel, papelão, vidro, plástico, metal e orgânico, enquanto que o central terá a função de fazer a triagem, compactação e destinação dos resíduos recebidos dos outros dois ecopontos. A coleta do material será feita de forma voluntária, de forma associada, pela população ou pelos próprios catadores e todo material orgânico será utilizado para compostagem.

Para a presidente do Ideci, poder contribuir com um projeto dessa natureza, confirma a importância da missão da autarquia enquanto Instituição de fortalecimento institucional aos municípios do Ceará. “Certamente os ecopontos trarão dignidade a todos os envolvidos no processo de catação de resíduos. Com esta ação fortalecemos o município e mais ainda, contribuímos para o desenvolvimento sustentável com foco na qualidade de vida das pessoas”, e prosseguiu: “Lembrando que estamos em um momento importante da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e que o encerramento dos lixões, embora ainda não tenham acontecido, já é uma realidade, pois está previsto na Lei”, conclui.

A arquiteta Ana Elisa, do IDECI, responsável pela elaboração do projeto, em sua apresentação, ressaltou: “O maior desafio deste projeto não será sua execução, e sim, a utilização do equipamento urbano pela população, como reflexo de uma nova cultura a ser disseminada neste município”.

Estiveram presentes na reunião, o Engenheiro Alberto Neto, da Secretaria das Cidades e representantes da empresa coletora de resíduos de Juazeiro do Norte, da Cáritas Diocesana e da Secretária da Saúde do Município, além de um grupo de mais de 50 catadores.

Assessoria de Imprensa do IDECI
Patrícia Marinho ( patricia.marinho@ideci.ce.gov.br / 85 3101.1219 )