Secretaria das Cidades realiza oficinas de diagnóstico Social no Dendê

17 de agosto de 2015 - 17:15

A Secretaria das Cidades realizou cinco oficinas de revalidação do Diagnóstico Social Dendê nos dias 21 e 23 de julho e 04, 06 e 11 de agosto. As oficinas foram ministradas por equipe técnico-social, e fazem parte da etapa prevista no “Plano de Trabalho e Elaboração Participativa” para o desenvolvimento, em parceria com a comunidade, do Projeto de Trabalho Social do Dendê. Os locais das oficinas foram Igreja Assembléia de Deus, Unifor, Capela Mãe Rainha e Escola Mattos Dourado, e a participação variou de 70 a 168 pessoas em cada dia.

Após a apresentação da equipe técnica e do projeto de urbanização da comunidade do Dendê, foi feita a divisão dos participantes em grupos temáticos para discussão das problemáticas, indicadores e análises do diagnóstico social do local. Os temas a serem trabalhados foram: o projeto do Dendê e Desenvolvimento socieconômico; Infraestrutura Urbana/Domiciliar; Saúde/Educação Sanitária/Ambiental; Titularidade do imóvel/Situação de moradia (Regularização Fundiária) e Educação/Lazer/cultura/Esporte. Cada grupo, ao problematizar seu tema, indicou o seu entendimento discutindo o que é e não é realidade do local de moradia, e dando sugestões de ações para o trabalho social do local de moradia.

Após a apresentação dos grupos, foi feita a discussão das ideias dos moradores da comunidade e o encerramento, com lanche. Segundo a assistente social Marcela Sousa, o evento foi importante para atualizar os diagnósticos feitos há cinco anos na comunidade do Dendê  e ajudar na elaboração do projeto social a ser realizado no local “A partir das oficinas podemos identificar o que mudou, o que permanece e o que podemos fazer para solucionar os problemas”, explica Marcela Sousa. A previsão da conclusão do projeto social é no final de outubro.