Coordenador da Cosan apresenta palestra, em Brasília, em evento da Aesb

27 de agosto de 2015 - 15:45

O titular da Coordenadoria de Saneamento (Cosan), Alceu Galvão, apresentou na tarde desta quarta-feira (26), em Brasília, palestra sobre a “Carta Cariri” no Seminário que celebra 30 anos de existência da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e tem como tema “Fazendo e Defendendo o Saneamento”. O evento aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de agosto, e reuniu autoridades governamentais do setor, dirigentes e gestores da área e representantes de entidades que compõem o saneamento nacional para discutirem questões relevantes ao segmento.

A carta Cariri foi escrita no dia 8 de dezembro de 2013, e tem a parceria da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Secretária das Cidades, Ministério Público, Instituto Trata Brasil, prefeituras municipais, dentre outras entidades, e tem como principal objetivo assumir compromissos para ampliar o serviço de esgotamento sanitário nos municípios de Barbalha e Juazeiro do Norte.

A Região Metropolitana do Cariri apresenta problemas, como a contaminação do aquífero da região, baixos indicadores de saneamento nas cidades da região metropolitana, gerando doenças, como diarreias, principalmente em crianças de até cinco anos. As causas desse baixo índice na região vão desde a falta de acesso às redes de esgoto até a existência de redes ociosas, onde há disponibilidade da infraestrutura, mas não há conexão.

Para a melhora do quadro na região do Cariri foram realizadas ações de conscientização ambiental de saneamento, através de visitas em 3.000 domicílios, e do envio de duas cartas, destacando a necessidade e a importância de as pessoas efetuarem a interligação do serviço de esgotamento sanitário e abordando as consequências para os usuários que não fizerem a interligarem. A carta foi capitaneada pelo Ministério Público e assinada pela Secretaria das Cidades, Cagece, Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), Instituto Federal do Estado do Ceará (Ifce) e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Segundo o titular da Coordenadoria de Saneamento Ambiental (Cosan), Alceu Galvão, o resultado das ações foi positivo, já que mais de 600 usuários procuraram a Cagece para realizarem interligações para o acesso às redes de esgoto “a perspectiva é de que o conjunto dessas ações sensibilize a sociedade local pra que ela possa aproveitar de fato o sistema existente”, diz Alceu Galvão.

Outra importante ação da Cagece é a realização de ligações gratuitas das famílias de baixa renda, além de ter um plano de incentivo às ligações ao serviço de esgotamento sanitário com isenção de tarifas por tempo determinado. A elaboração de planos estaduais de Saneamento Básico e a implantação de instrumentos para acompanhamento do planos estaduais e municipais de saneamento também são ações previstas na carta, dentre outras.