Missão do Bird no Cariri é concluída com boas perspectivas

1 de outubro de 2015 - 16:47

A visita dos técnicos do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) à região do Cariri chegou ao último dia nesta quinta-feira (01), em reunião com a Secretaria das Cidades, para discutir os encaminhamentos a serem feitos nas obras vistas nos dias anteriores.

A equipe do Bird visitou, do dia 28 de setembro ao dia 30 de outubro, obras do projeto “Cidades do Ceará – Cariri Central”, nos municípios de Santana do Cariri, Nova Olinda, Barbalha, Jardim, Crato, Juazeiro do Norte e Caririaçu . O objetivo das vistorias foi acompanhar o andamento e analisar a infraestrutura e as diretrizes sócioambientais das obras que tem previsão de conclusão entre 2015 e 2016.

Segundo o coordenador de Operações e Infraestrutura do Bird, Paul Procee, que já havia trabalhado no projeto em 2007, a visita foi gratificante, pois percebeu a importância do mesmo para a população. Procee destacou as transformações feitas no bairro Seminário, no Crato. Estive ontem visitando o bairro do Seminário, no Crato, que era uma área bastante degradada, com problemas ambientais enormes. O que estou vendo agora é uma transformação incrível daquela área”, disse Paul Procee. Ele também abordou a importância do envolvimento da população para a manutenção das obras que vão sendo entregues.“Nos próximos meses nós vamos trazer alguns modelos internacionais, algumas ideias que a gente viu em outras cidades do mundo afora, de como as cidades podem, por meio até da própria população, ajudar no gerenciamento da infraestrutura do espaço público de uma forma mais sustentável”, pontuou o coordenador do Bird.

Para a coordenadora da Unidade de Gerenciamentos de Projetos (UGP) do Cariri Central, Marília Gouveia, a visita do Banco Internacional foi satisfatória, já que as obras estão com um bom nível de execução e seguindo os critérios determinados pelo Bird. “A gente teve um resultado bastante positivo, o banco está saindo satisfeito não só com o percentual de execução, mas também com a forma que está sendo executada e com respeito as questões sócioambientais”, disse Marília.