Plano de Negócios para o Geopark Araripe é discutido na SCidades

19 de novembro de 2015 - 16:20

A Secretaria das Cidades se reuniu semana com a Unidade Gestora de Projetos – Cariri Central (UGP) e a consultoria Personal para discutir o Plano de Negócios para o Geopark Araripe. Estiveram presentes o Secretário das Cidades, Lucio Gomes, o Secretário-adjunto, Quintino Vieira, a coordenadora da UGP, Marília Gouveia, e técnicos da consultoria.

O Plano de Negócios tem como objetivo identificar os focos de atuação e atividades necessárias para o seu sucesso, estabelecendo uma estratégia de marketing com instrumentos e ações que visam posicionar o Geopark Araripe como destino turístico nos mercados regional, nacional e internacional.

Na ocasião, foram apresentados alguns vetores estratégicos que visam desenvolver o local como uma região para o turismo sustentável. Localizado numa área rica em belezas naturais e atrativos culturais, o Geopark Araripe tem potencial para se destacar no sul do Ceará como uma área atraente aos turistas que buscam conhecimento, aventura e ecoturismo, além de mergulhar na cultura local.

“O Cariri oferece grandes atrativos aos turistas que visitam a região. É uma área que se destaca por ser um destino diferente do convencional cearense, sol e praia, destacando-se pelo rico patrimônio cultural, geológico e natural. Um plano de negócios vem integrar essas potencialidades já existentes, organizá-las de forma que o Cariri possa crescer como destino turístico”, afirmou o secretário Lucio Gomes.

O Plano de Negócios também será apresentado a outras entidades na região do Cariri.

Geopark Araripe

 

O Geopark Araripe foi o primeiro geoparque das Américas e do Hemisfério Sul reconhecido pela GGN (Global Geoparks Network) ou Rede Global de Geoparques. A GGN é uma organização internacional, não-governamental, sem fins lucrativos que fornece uma plataforma de cooperação entre os geoparques, reunindo órgãos governamentais, ONGs e cientistas, em uma parceria única no mundo, operando de acordo com os regulamentos da UNESCO.

Único geoparque do Brasil, ele é composto por 9 geossítios que estão distribuídos em 6 municípios da Região do Cariri, na Chapada do Araripe, em uma área de 3.441km². Este território esta inserido em uma região caracterizada pelo importante registro geológico, pois é reconhecido pela Unesco, como a maior reserva de registros fósseis do planeta do Período Cretáceo Inferior, com destaque para seu conteúdo paleontológico, com registros entre 150 e 90 milhões de anos, que apresenta um excepcional estado de preservação e revela uma enorme diversidade paleobiológica.

O parque preserva distintas áreas que abrangem estudos geológicos como, por exemplo, as rochas na Chapada que datam de 600 milhões de anos e paleontológicos com seus fósseis de dinossauros e pterossauros, em excelente estado de conservação, estando entre os mais estudados do mundo.