Técnicos da SCidades participam de encontro internacional sobre saneamento rural em Honduras

30 de novembro de 2015 - 09:50

A Secretaria das Cidades foi convidada pelo Banco Mundial para participar de uma visita técnica para conhecimento do Sistema de Informação de Água e Saneamento Rural (Siasar), o evento começou nesta terça-feira (30) e vai até o dia 02 de dezembro, na cidade de Tegucigalpa em Honduras. Além de técnicos da Scidades, participam do evento representantes da Cagece e membros do Ministério da Integração Nacional.

O objetivo da visita é apresentar a iniciativa do Siasar às delegações internacionais explicando os usos e aplicações, bem como a metodologia de trabalho. Durante três dias será debatido o funcionamento, a eficiência, as vantagens e desvantagens de sistemas de monitoramento de informações.

Atualmente Honduras é um case na utilização de sistemas de informação de água e saneamento rural. A troca de experiências será benéfica para o Brasil e para o Estado do Ceará. Com isso, a expectativa é tentar implantar no Estado, e posteriormente no País.

Segundo uma das técnicas da SCidades presentes na visita técnica, Marcella Facó, a expectativa é extremamente positiva. “No âmbito da evolução do saneamento rural a expectativa para o encontro é muito boa, pois o setor precisa de um olhar de integração e o SIASAR pode ser a ferramenta que falta. Estamos formulando um sistema de informações para o saneamento do Estado do Ceará, que é o Sisance e, conhecer o Siasar que é consolidado em outros países pode auxiliar muito a formulação do nosso software”.

O Siasar

O Siasar consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de saneamento rural de um país, sendo possível, entre outras funcionalidades, o monitoramento da cobertura, qualidade e sustentabilidade do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da região, o registro do desempenho dos prestadores de assistência técnica e a transferência de dados estatísticos, cruzando base de dados setoriais.

Com a adesão e implementação do Siasar pelo estado, a gestão alcançaria um novo patamar, com ganhos significativos em termos de informações, diagnósticos essenciais ao planejamento e priorização de ações, permitindo sobretudo a continuidade e efetividade dos investimentos realizados”.

Saneamento Rural no Ceará: Sisar

O Ceará é uma referência em saneamento rural no Brasil, através do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), que surgiu em 1996 como uma alternativa de gestão para garantir a continuidade e a qualidade dos sistemas de abastecimento de água em localidades rurais do Estado do Ceará. Tem como público alvo a população residente em comunidades rurais. É uma organização não governamental, sem fins econômicos, formada pelas associações das comunidades atendidas com saneamento rural, através de projetos como o São José, o Banco KFW, Alvorada e outros. 

Em 2013, os oito Sisar existentes passaram a constituir uma Confederação de Associações, formando assim a Rede Sisar como iniciativa do Governo do Estado e do Banco KFW para dar continuidade ao modelo do Sisar no Ceará. A expectativa é que a Rede seja qualificada como Organização Social.