Lucio Gomes participa do primeiro sorteio do Programa Minha Casa Minha Vida, na Capital

4 de dezembro de 2015 - 17:53

O secretário das Cidades, Lucio Gomes, representou na manhã desta sexta-feira (4), o Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, no primeiro sorteio de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Fortaleza e foi transmitido ao vivo pela TV Fortaleza (Canal 54), TV Ceará (Canal 5) e Rádio Terra do Sol, no portal da Prefeitura na internet.

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito da Capital, Roberto Cláudio, o presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho, secretários municipais, deputados, vereadores, autoridades de instituições como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ministério Público, além da participação popular.

Essa foi a primeira vez que unidades habitacionais do MCMV foram sorteadas por meio de software. “Este sorteio significa moralização. Moralizar o cadastro, o processo de seleção de beneficiados. Garantir que, se há dez que precisam e eu só tenho três casas para dar, que o critério seja de maior justiça. É isso que estamos buscando com o sorteio público. É muito importante que esse seja o critério que oriente e guie, que seja a nova regra”, afirmou o Prefeito durante a solenidade.

Para Lucio Gomes, a realização do sorteio é uma demonstração de transparência e honestidade da Prefeitura de Fortaleza que irá trazer maior credibilidade à gestão. O secretário também reafirmou o compromisso do Governo do Estado em garantir qualidade de vida à população, por meio de parcerias entre a gestão municipal, estadual e federal. “ Hoje nós temos mais de 56 mil unidades habitacionais contratadas e destas cerca de 16 mil já foram entregues desde o início do Programa Minha Casa, Minha Vida”, destacou.

Ao todo, 88 mil pessoas concorreram ao processo que teve critérios de seleção. Participaram do sorteio cadastrados com renda entre zero e três salários mínimo, que foram avaliados em critérios de equidade social como: famílias moradoras de áreas de risco, mulheres responsáveis pela residência, famílias com grande número de moradores, portadores de doenças crônicas como HIV e câncer, e de cidadão que participam do aluguel social.

Além disso, houve dois grupos de cotas, um para chefe de família idosos, que receberão 3% de todas as unidades sorteadas, e outros 3% para famílias que tenham ao menos um membro da família com alguma deficiência. Os 94% restantes fizeram parte de dois grupos. O primeiro, para famílias que atendam de cinco a seis dos critérios elencados no edital, que concorreram a 75% dessas casas. Os 25% restantes, foram para famílias que atendem de um a quatro critérios.

Hoje, a Capital tem mais de 25 mil unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em construção, entre intervenções da Prefeitura e do Governo do Estado, que devem ser entregues ao longo do próximo ano e 2017.

Para conferir a lista dos sorteados, acesse: www.fortaleza.ce.gov.br.

Com informações da Prefeitura Municipal de Fortaleza