Transposição do São Francisco: Ceará terá R$ 93,9 milhões para obras abastecimento

23 de dezembro de 2015 - 10:12

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, assinou nesta terça-feira (22) o Termo de Compromisso com o Ministério da Integração Nacional, visando o repasse de recursos no valor de R$93.902.137,48 para a implantação, operação e manutenção da infraestrutura de abastecimento de água de comunidades rurais localizadas no Ceará, ao longo dos canais de integração do Rio São Francisco. O compromisso foi firmado durante visita da presidente Dilma Rousseff a Pernambuco para inaugurar a segunda estação de bombeamento das obras de transposição do Rio São Francisco.

O governador Camilo Santana participou, ao lado dos governadores Paulo Câmara (PE) e Ricardo Coutinho (PB), da entrega da segunda estação de bombeamento do eixo leste da integração das águas do São Francisco. A solenidade foi realizada no município de Floresta, em Pernambuco.

Junto com o secretário das Cidades, Lucio Gomes, o governador Camilo assinou o documento. “Para quem não acreditava, a transposição do rio São Francisco já é uma realidade e será muito importante para nosso estado e para toda Região Nordeste. No evento, a presidenta anunciou ainda a liberação de R$ 93,9 milhões para o Ceará. Os recursos serão utilizados na construção de redes conectoras de abastecimento das comunidades localizadas próximas dos canais integrados ao rio São Francisco”, ressaltou Camilo.

Com as obras de abastecimento, serão beneficiadas aproximadamente 30.000 pessoas, atendendo 64 comunidades rurais localizadas nos municípios de Jati, Penaforte, Brejo Santo, Mauriti e Barro. O projeto prevê a implantação, operação e manutenção da infraestrutura de abastecimento de água. O termo tem validade de 720 dias a partir da data de assinatura. As localidades beneficiadas são de pequeno porte e localizadas em um raio de 3 km do canal do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.

O plano de trabalho para a realização das obras já está montado na Coordenadoria de Saneamento (Cosan) da Secretaria das Cidades.

No momento atual, em que o Estado atravessa um período de escassez hídrica, a zona rural é uma das mais prejudicadas pelos problemas ocasionados pela seca, e com o abastecimento de água, esses problemas tendem a ser minimizados, influenciando diretamente na qualidade de vida da população. A expectativa é que, na região beneficiada, haja um aumento na produtividade e diminuição do desemprego rural ajudando a fixar o homem no campo.