Secretaria das Cidades faz entrega de 166 fogões em Maranguape

6 de janeiro de 2016 - 17:53

Na manhã desta quarta-feira (06), a Secretaria das Cidades fez a entrega simbólica de 166 fogões de alta eficiência energética para famílias do município de Maranguape. A cerimônia aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Vieira da Rocha, no distrito de Boa Vista, que está localizada na zona rural de Maranguape. Na comunidade estão sendo entregues 55 fogões. O investimento para o total de equipamentos a serem entregues no município é de R$148.570,00.

O evento contou com a presença do secretário das Cidades, Lucio Gomes, do secretário adjunto das Cidades, Quitino Vieira, do prefeito de Maranguape, Átila Câmara, além de autoridades municipais. Na ocasião, Lucio Gomes destacou os benefícios dos fogões. “O fogão sustentável, além de ser ecológico e proteger o meio ambiente, é de montagem rápida, e diferente do antigo que era de alvenaria. O modelo atual é moderno e robusto. É limpo e a fuligem não fica na parede”, afirmou o secretário.

Já o prefeito Átila Câmara ressaltou a importância da parceria com a Secretaria das Cidades e enumerou as vantagens dos fogões para a população. “Este benefício é importante para a saúde, para a segurança alimentar e a qualidade de vida da  população. Quero agradecer a secretaria das Cidades, que é a secretaria que tem mais parceria com os municípios”, disse o prefeito.

A ação faz parte do programa de Melhorias Habitacionais da SCidades que investiu 3,2 milhões de reais na compra de 3.625 unidades que serão entregues até o final do mês de abril. Os equipamentos fazem do Programa de Fogões Sustentáveis do Governo do Estado do Ceará.

Desde dezembro até o final de janeiro, a SCidades está entregando 1500 unidades de fogões sustentáveis que beneficiam famílias de baixa renda que vivem na zona rural de 15 municípios cearenses.

Para se beneficiar pelo Programa, as famílias devem ser cadastradas pelas entidades no sistema de Cadastro Individual de Beneficiários (Cadib), disponível no site da SCidades. Após o cadastramento é realizada uma análise para garantir que as mesmas atendam aos critérios de participação.

Para ser atendida, a família precisa ter renda per capita de até meio salário mínimo e não possuir nenhum fogão sustentável concedido pelo Estado. Além disso, para a ordem de classificação dos beneficiários, são levados em conta os seguintes critérios: famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; que possuem sistema de abastecimento d’água residencial; que possuem criança menor que 15 anos de idade; ser/ter pessoa portadora de deficiência; ou ser/ter idosos com idade acima de 65 anos.

Funcionamento

Os fogões sustentáveis apresentam uma versão diferente dos modelos de fogão à lenha tradicionais, com eficiência energética superior em 96%. As novas unidades possuem tecnologia mais avançada quando o assunto é impacto ao meio ambiente e saúde das famílias, pois necessitam de menos lenha para a combustão (colaborando para a conservação da caatinga) e produzem menos fumaça para o interior das casas, diminuindo assim o risco de problemas respiratórios.

As unidades possuem uma gaveta onde é colocada a lenha para a queima. Com o calor, uma chapa de aço acoplada na parte superior esquenta garantindo o cozimento rápido da comida. As cinzas produzidas caem em um depósito dentro do fogão, e a fumaça é canalizada por uma tubulação que é lançada para fora da casa pela chaminé. O fogão possui além das bocas tradicionais, um forno que auxilia no desempenho do processo de cocção.

De forma complementar, o projeto também proporciona a seus beneficiários a educação ambiental para conscientização quanto à importância da preservação do meio ambiente e valorização da caatinga, de onde é retirada a madeira, além da correta utilização do fogão. Essa ação é realizada por meio de capacitações aplicadas pela equipe da Coordenadoria de Habitação de Interesse Social da SCidades.

Projeto Fogões Sustentáveis

O projeto Fogões Sustentáveis teve início em 2007 dentro do programa de Melhorias Habitacionais, da Secretaria das Cidades. De lá para cá, foram investidos R$ 8.798.681,49 até 2014. Neste período, foram beneficiadas 16.998 mil famílias com a entrega de unidades de fogões ecológicos, sendo 13.497 no modelo anterior de alvenaria e 3.500 com o modelo atual, que possui maior eficiência energética.