Região Norte recebe II Seminário Territorial do Pacto por um Ceará Pacífico

25 de fevereiro de 2016 - 21:50

“Esse compromisso é uma estratégia de articulação de poderes, setores do Governo e da sociedade, para que possamos arregimentar forças e fazer frente ao desafio de reduzir a violência e construir comunidades mais pacíficas”. Assim afirmou a vice-governadora e coordenadora do Pacto por um Ceará Pacífico, Izolda Cela, nesta quinta-feira (25), durante abertura do II Seminário Territorial do Pacto por um Ceará Pacífico, realizado no município de Sobral, na Região Norte do Estado.

O encontro, que envolveu cerca de 350 pessoas de instituições e sociedade civil ligadas diretamente aos bairros Vila União e Cidade Dr. José Euclides, que contempla a comunidade Nova Caiçara, visa fazer a articulação social, apresentando e discutindo as potencialidades e necessidades do território. O seminário dá início ao processo de pactuação entre as esferas de poder e os agentes sociais, na perspectiva de uma governança participativa. No último dia 18 o seminário foi realizado na Escola de Educação Profissional Maria Ângela Silveira Borges, no Vicente Pinzon, em Fortaleza. O território é o primeiro de atuação do Pacto na Capital.

Ao lado do prefeito Veveu Arruda, Izolda Cela disse que políticas públicas integradas em diversos setores do Estado e sociedade civil trarão ainda mais paz ao Estado. “Se pensarmos em ações integradas e ordenadas de segurança – aliando políticas públicas de saúde, cultura, educação e lazer – é certo que teremos bairros, municípios e um Estado cada vez mais pacífico. Temos que ser criativos e proativos para que possamos ter condições de ampliar ainda mais nossa zona de enfrentamento contra a violência urbana”, informou.

Durante o seminário foi apresentado ainda à queda de 9,5% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte –, registrada no Estado em 2015, se comparado com o ano anterior. Fortaleza apresentou a maior queda – 17%, quase o triplo da meta de 6%.

O encontro contou ainda com a presença dos secretários Lúcio Gomes (Cidades), Maurício Holanda (Educação) e Mirian Sobreira (SPD); o secretário adjunto da Secretaria da Justiça, Sandro Camilo; o secretário executivo da Secretaria do Esporte, Márcio Brito; o superintendente do Detran-Ce, Igor Ponte; além de representações das comunidades sobralense.

Ceará Pacífico

Abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade. Com o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense, opera a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública.

A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência. O eixo de atuação do Ceará Pacífico é a atuação integrada e compartilhada dos órgãos e entidades públicos estaduais, municipais e federais, junto da sociedade civil.

O Pacto é realizado a partir de atividades conjuntas nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social, Justiça e Cidadania, Direitos Humanos, Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Politica sobre Drogas, Cultura, Esporte, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e Juventude.