Cariri recebe primeira etapa das ações da campanha “Mais Saneamento e Menos Mosquito”

4 de abril de 2016 - 16:35

A Secretaria das Cidades participa, esta semana, da primeira atividade da campanha “Mais Saneamento e Menos Mosquito”, lançada em março pelo Ministério Público do Estado do Ceará. A ação consiste em encontros comunitários na região do Cariri, com o tema “Casa Comum, Mais Saneamento e Menos Mosquito: Nossa Responsabilidade”, que está de acordo com a campanha da fraternidade deste ano. Os encontros têm o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância do saneamento. O evento é organizado pelo Ministério da Caridade, Cáritas e Comissão de Justiça e Paz da Diocese de Crato, em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará, a Secretaria das Cidades e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE (Campus Juazeiro do Norte).

Os encontros acontecem nesta terça-feira (5) e quarta-feira (6), nos municípios de Barbalha, Milagres, Crato e Juazeiro do Norte. Após ocorrer na região, a ação de sensibilização deve se expandir para outras regiões do Estado. Na ocasião, a técnica da Coordenadoria de Saneamento (Cosan) da SCidades Marcella Facó irá falar sobre o tema “Rede de saneamento: panorama atual no município e orientações para otimizá-la”. Além dela, irão apresentar palestras a promotora de Justiça do Ministério Público do Ceará Jacqueline Faustino, e a professora do IFCE de Juazeiro do Norte Yannice Tatiane C. Santos.

Segundo Marcella Facó, muitas pessoas não têm consciência da importância da ligação da rede de esgoto, e a falta dela provoca muitos danos ao ambiente, já que a fonte de abastecimento de água do Cariri é de água subterrânea. Além disso, causa transtornos à população. “Quando você não se liga à rede você não coloca só em risco a sua saúde, mas a do seu vizinho. Se tiver uma escola perto, você coloca em risco a saúde de todas aquelas crianças, expondo-as a dengue, a zika e a outras doenças de vinculação hídrica”.

Pesquisa realizada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) aponta que Juazeiro do Norte e Barbalha estão entre os dez municípios com maior índice de ociosidade da rede de esgoto, com 17.359 e 5.321 ligações ociosas, respectivamente.