Chega ao fim missão do Banco Mundial para projeto piloto de implantação do Siasar no Ceará

15 de abril de 2016 - 15:43

Esta sexta-feira (15) foi o último dia da missão do Banco Mundial, que esteve durante esta semana reunido com técnicos do Governo do Estado do Ceará para a implantação do projeto piloto do Sistema de Informação sobre Água e Saneamento Rural (Siasar) em Aracati, litoral leste do Ceará. O município será o primeiro do Brasil a integrar o Sistema e servirá como modelo para, em um segundo momento, ser expandido para as demais cidades cearenses. Entre os órgãos que integraram a equipe estão a Secretaria das Cidades, Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e o Ministério da Integração. 

Durante toda a semana, os técnicos visitaram comunidades do município, onde se reuniram com técnicos do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) da região e aplicaram questionários nas zonas rurais de Canapum, Venâncio, Outeiro e Santa Tereza. A   partir dos dados coletados serão definidas a formatação das equipes e a infraestrutura a ser utilizada nos demais municípios cearenses, bem como as alterações  necessárias para adequar o sistema à situação do saneamento no estado. O projeto completo conta com apoio do Banco Mundial. 

Segundo a técnica da Secretaria das Cidades, Danielle Araújo, a missão foi importante porque foi possível identificar modificações necessárias ao sistema de acordo com as características do estado. “A missão possibilitou identificar as principais dificuldades no processo e propor melhorias na metodologia de implantação do sistema adequando-a a realidade do nosso estado”, afirmou.

O Siasar é uma ferramenta digital que possibilita, dentre as suas diversas funções, armazenar e controlar informações e medir o nível de qualidade de água e saneamento rural de um país. A partir da sua adesão e implementação, o Estado passa a ter mais segurança na gestão de saneamento e tem a possibilidade de ter acesso a dados e diagnósticos essenciais ao planejamento e priorização de ações, permitindo sobretudo a continuidade e efetividade dos investimentos realizados.

Para o representante do Banco Mundial, Gonçalo Martinez, o piloto no Ceará se mostrou necessário para a melhor compreensão da realidade do setor de água e de saneamento rural do estado do Ceará, e para a partir disso tomar as decisões necessárias. “Eu acho que o piloto é muito importante para que o sistema de informação de água e de saneamento rural que estamos a implantar corresponda às necessidades específicas do estado do Ceará. Ele é importante para as tomadas de decisões para os investimentos e planos, e também para orientar as políticas futuras”, afirmou.

Atualmente, o sistema está sendo utilizado em países como Honduras, Nicaragua, Panamá, República Dominicana, Costa Rica, México e Peru, e será pioneiro no Brasil. O município de Aracati será o primeiro do país a integrar o Sistema e servirá como modelo para que, futuramente, o projeto seja expandido para as outras cidades cearenses.