Ações para destinação de resíduos sólidos é objeto de intercâmbio com a Argentina

20 de abril de 2016 - 12:17

A coordenadoria de Saneamento Básico da Secretaria das Cidades, recebeu esta semana a visita do secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da província de Córdoba, na Argentina, Javier Britch, para um intercâmbio de informações sobre resíduos sólidos. O encontro, viabilizado pelo departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará, teve como objetivo apresentar as ações que o Governo do Estado do Ceará tem planejado no âmbito da destinação correta de resíduos sólidos.

Atualmente, o estado possui cerca de 300 aterros espalhados em todo o seu território e a maioria dos municípios cearenses ainda não estão adequados à Lei 12.305/2010 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Para tanto, o Estado, através da SCidades, possui em andamento três grandes projetos na área, que envolvem pontos centrais do tema como catadores, coleta seletiva e destinação correta dos resíduos.

Por meio de financiamento do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), a secretaria está em andamento com o programa Pró-Catadores, que apoia e fomenta à organização produtiva dos catadores, ao mesmo tempo que visa melhorar as condições de trabalho desses profissionais. O programa prevê entre outras ações, a capacitação, formação, assessoria técnica e incubação de cooperativas e empreendimentos sociais solidários.

Outro projeto da SCidades é a construção de Centrais Municipais de Reciclagem de Resíduos Sólidos que visam criar espaços de apoio aos catadores e possibilitem aos municípios a implementação da gestão integrada de resíduos.

Também está em andamento um projeto para a construção de duas centrais de tratamento de resíduos (CTRs) no estado, que têm como objetivo substituir os lixões e proporcionar o gerenciamento de diversos tipos de resíduos, reduzindo a poluicão e os impactos ambientais e sociais. Em seu projeto inicial, as CTRs serão divididas em quatro partes. A primeira delas constitui-se de uma central de compostagem, que transforma lixo orgânico em adubo. O segundo módulo está destinado ao tratamento de resíduos da construção civil. Nas centrais também haverá espaço para o tratamento de poda de árvores e finalmente, um aterro sanitário.